Agricultura Sustentável – UFCD 11026 | 50h | Formação Base PDR 2020
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Sobre o Curso
Curso destinado a todos os interessados e em especial a beneficiários dos apoios destinados a Jovens Agricultores do PDR2020, obrigados a possuir formação agrícola adequada. Pode consultar informações detalhadas acerca da formação de jovens agricultores no nosso blog clicando aqui
Informações
Na atualidade existe uma crescente preocupação com a sustentabilidade, nomeadamente na área agrícola, com a produção de alimentos de uma forma mais saudável para os humanos, o ambiente e animais. Deste modo, surge o curso Agricultura Sustentável, capacitando o formando a adquirir competências e conhecimentos adequados de acordo com os princípios da produção sustentável, com base na legislação atual.
Este curso tem uma duração de 50 horas, totalmente assíncronas, e o formando pode trabalhar ao seu ritmo. É homologado pela DGERT mas não pela DGADR (caso pretenda que seja homologado pela DGADR, deverá optar pelo nosso curso B-learning, que possui 23 horas síncronas e 27 assíncronas).
Destinatários
- Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com interesse em adquirir conhecimentos no modo de produção biológico;
- Jovens Agricultores com projetos PDR2020 aprovados ou a submeter. (é de caráter obrigatório a formação específica no prazo máximo de 24 meses a contar da data de aceitação da concessão do apoio, por forma a cumprir com os requisitos da portaria n.º 35/2015 de 12 de fevereiro).
Certificação
O formando terá acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com aportaria nº474/2010 através do SIGO.
A Traininghouse é entidade certificada pela Dgert. Consulte os nossos certificados no rodapé do site.
Saída profissional
Os beneficiários dos apoios destinados a Jovens Agricultores do PDR2020 estão obrigados a possuir formação agrícola adequada ou, caso não a possuam, adquirir formação base no prazo máximo de 12 meses a contar da data de aceitação da concessão do apoio, por forma a cumprir com os requisitos da portaria n.º 35/2015 de 12 de fevereiro.
Objectivos
Objetivos Gerais
O curso tem como objetivos gerais:
- Reconhecer os conceitos gerais de agricultura: solo, clima, planta e a relação solo-clima-planta e o ciclo do carbono;
- Compreender a proteção das plantas;
- Capacitar sobre a Proteção Integrada (PI), Produção Integrada (PRODI) e Agricultura Biológica (AB);
- Valorizar a economia circular aplicada na agricultura;
- Identificar a agricultura de precisão para a sustentabilidade.
Objetivos Específicos
O curso tem como objetivos específicos:
- Caraterizar os conceitos gerais de agricultura e identificar os elementos constituintes do solo, do clima e das plantas e a relação entre si.
- Descrever o ciclo do carbono e a sua influência na agricultura.
- Identificar os princípios da proteção das plantas.
- Identificar os princípios da Proteção Integrada (PI) e da Produção Integrada (PRODI).
- Caraterizar os princípios da agricultura biológica.
- Caraterizar a economia circular na agricultura.
- Eliminar e tratar os resíduos e efluentes da exploração agrícola.
- Caraterizar a agricultura de precisão para a sustentabilidade.
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - Solo
- Conceitos gerais de agricultura
-
- Solo
- Definição, tipos e sistema de classificação do solo
- Composição do solo
- Caraterização do solo
- Classificação do solo
- Capacidade de uso do solo
- Gestão da fertilidade do solo
- Fatores que influenciam a fertilidade do solo – principais ameaças
- Gestão sustentável do solo – boas práticas
- Nutrição das plantas
- Fertilização das culturas agrícolas
- Matérias fertilizantes
- Desertificação
- Solo
Módulo 2 - Clima
- Clima
- Elementos meteorológicos
- O clima de Portugal (continente e regiões autónomas)
- As alterações climáticas, efeitos, adaptação e mitigação na atividade agrícola
- Planta
- Noções de botânica agrícola
- Fisiologia vegetal – principais processos fisiológicos
- Estados fenológicos e duração do ciclo das culturas
- Principais famílias de plantas cultivadas
- Relação solo-clima-planta e o ciclo do carbono
- A agroecologia na conservação do solo e dos recursos naturais
- A água, a rega e a drenagem do solo
- Boas práticas para a sustentabilidade dos ecossistemas e para o sequestro do carbono
Módulo 3 - Botânica Agrícola Relação solo-planta-clima- ambiente Resíduos e efluentes das explorações
- Proteção das plantas
- Evolução da proteção das plantas
- Principais inimigos das culturas
- Pragas e doenças das plantas
- Estratégias e meios de proteção
- Estragos e prejuízos
- A fauna e a flora auxiliar e a sua preservação
- Tipologia de auxiliares
- A importância da biodiversidade na proteção das plantas
- Boas práticas de proteção das plantas
- Proteção Integrada (PI) e Produção Integrada (PRODI)
- Conceitos de proteção e de produção integrada
- Definição
- Objetivos da proteção integrada
- Princípios da proteção integrada
- Princípios da produção integrada
- Avaliar a necessidade de intervir
- Técnicas de amostragem
- Tomada de decisão e seleção dos meios de controlo
- Meios de luta disponíveis
- Medidas indiretas
- Medidas diretas
- Técnicas de PRODI
- Componente vegetal
- Componente animal
- Registos no caderno de campo
- Controlo, certificação e rotulagem
- Conceitos de proteção e de produção integrada
- Agricultura Biológica (AB)
- Caraterização da agricultura biológica
-
- No mundo
- Na União Europeia
- Em Portugal (continente e regiões autónomas)
- Legislação
- Definição, objetivos e princípios gerais
- Estratégia nacional para a agricultura biológica
- Conversão à agricultura biológica
- Técnicas de produção em agricultura biológica
- Parte vegetal
- Parte animal
- Registos em agricultura biológica
- Controlo e certificação
Módulo 4 - Produção agrícola sustentável
- Economia circular aplicada na agricultura
-
- Introdução à economia circular
- Conceito
- Estratégia
- Benefícios
- Exemplo de aplicação na agricultura
- Utilização eficiente dos recursos – água e energia
- Resíduos e subprodutos agrícolas
- Conceitos
- Estrutura organizativa do planeamento da gestão de resíduos e subprodutos agrícolas
- Enquadramento legislativo
- Licenciamento das atividades de gestão de resíduos e de subprodutos agrícolas
- Registo de informação e acompanhamento da gestão de resíduos e de subprodutos de origem agrícola
- Gestão integrada de resíduos
- Conceito
- Operações de gestão de resíduos
- Exemplos de sistemas de gestão integrada de resíduos/subprodutos de origem agrícolA
- Introdução à economia circular
- Gestão de resíduos agrícolas e de subprodutos de origem vegetal
- Gestão dos resíduos agrícolas
- Gestão de subprodutos de origem vegetal
- Gestão de efluentes pecuários e de outros subprodutos animais
- Enquadramento legal
- Armazenamento de efluentes pecuários
- Encaminhamento e processos de tratamento de efluentes pecuários
- Valorização dos efluentes pecuários
- Gestão de outros subprodutos animais
- Boas práticas e simbiose industrial em agricultura
- Conceito de simbiose industrial
- Código de boas práticas agrícolas no contexto dos resíduos e subprodutos agrícolas
- Exemplos de simbioses industriais no setor agroalimentar
- Iniciativas inovadoras de boas práticas e simbiose industrial
- Agricultura de precisão para a sustentabilidade
- Conceito de agricultura de precisão
- Objetivos da agricultura de precisão
- Oportunidades e ameaças da agricultura de precisão
- Ferramentas da agricultura de precisão
- Outras soluções para a agricultura de precisão
- Trabalho Prático Final
- Teste Sumativo Final: Avaliação de consolidação dos módulos abordados
Metodologias
Metodologias de formação
Todo o Curso decorrerá em regime de ensino a distância online (E-learning), assíncrono (isto é, sem sessões com hora marcada), na Plataforma Informática Moodle, através de uma tutoria ativa e permanente, o que permite ao Formando ler, refletir e analisar a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes. O Curso apoia-se nas interações diversificadas possibilitadas pela Plataforma Informática Moodle (Fóruns, Decisões, Testes, Vídeos, Hiperligações, entre outras). Em cada Módulo é criado um Fórum de Discussão moderado pelo Formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o Curso. Nestes espaços, o Formador lança desafios/perguntas aos Formandos, a que estes devem responder com base nos diferentes recursos disponibilizados, informação recolhida pelos próprios Formandos (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais. Em cada módulo, o Formador disponibiliza E-atividades que estes devem realizar no prazo proposto e submeter no local indicado da Plataforma Informática Moodle. A leitura e a reflexão individual deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o Formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso as E-atividades programadas. O acompanhamento a prestar pelo Formador é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através dos Fóruns de Discussão abertos nos diversos Módulos e através do Sistema de Mensagens Pessoais disponível na Plataforma Informática Moodle
Critérios e Metodologias de avaliação
O curso é avaliado de forma contínua e formativa. Esta avaliação é realizada ao longo do Curso, baseada na pertinência, relevância e oportunidade da participação de cada Formando nos Fóruns de Discussão e na realização da E-atividades propostas que podem assumir a forma de testes ou trabalhos.
Detalhes
- 4 Módulos
- E-learning
- Agricultura
-
Formação para apoios à agricultura
Assíncrono (via Moodle)
Formação Contínua
Cursos com desconto
UFCD (Formação Modular Certificada)
Datas e Locais
Avaliações





























