Avaliação Psicológica a Condutores | 25h
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Sobre o Curso
A avaliação psicológica de condutores é uma ferramenta fundamental para garantir a segurança viária e proteger a integridade dos motoristas e da sociedade. Este processo envolve a análise das aptidões psicológicas necessárias para a condução segura de veículos, considerando fatores como cognição, emoções e comportamento. De acordo com a legislação vigente, a avaliação psicológica é um requisito obrigatório para obtenção e revalidação do Cartão de Condução.
O curso “Avaliação Psicológica de Condutores” tem como propósito capacitar os profissionais de psicologia a realizar avaliações psicológicas detalhadas e eficazes, seguindo os critérios legais estabelecidos e utilizando as ferramentas psicométricas adequadas para esse contexto. Com uma carga horária de 25 horas, o curso oferece uma formação completa, abrangendo aspetos teóricos, metodológicos e práticos da avaliação psicológica de condutores.
Informações
Formação em regime de Ensino a Distância online (E-learning). Considera-se que os formandos terão uma carga de trabalho total de 25 Horas.
Destinatários
O curso é direcionado a:
- Psicólogos: Profissionais da área da psicologia que desejem ou atuam na área da avaliação psicológica de condutores, conforme as exigências legais e regulamentações específicas.
- Estudantes de Psicologia: Alunos de psicologia que buscam expandir os conhecimentos na área da avaliação psicológica aplicada ao contexto da condução de veículos.
- Profissionais que atuam em Centros de Formação de Condutores ou em áreas de segurança rodoviária: Profissionais que necessitam compreender a avaliação psicológica para condutores.
Pré-requisitos
- Acesso a computador/tablet com acesso à internet.
Certificação
- No final da formação é emitido um certificado de formação através da plataforma SIGO.
- A Traininghouse é entidade certificada pela DGERT. Por favor, consulte os esclarecimentos em baixo e confirme os nossos certificados de homologação no rodapé da nossa página.
Objectivos
No final desta ação de formação, os formandos deverão ser capazes de:
- Compreender a legislação e requisitos legais que regulamentam a avaliação psicológica de condutores.
- Desenvolver a competência para aplicar a metodologia de avaliação psicológica adequada aos condutores em diferentes contextos (obtenção, revalidação e outras situações).
- Analisar e interpretar os resultados dos testes psicológicos aplicados aos condutores.
- Elaborar relatórios técnicos de avaliação psicológica de condutores com base nos resultados obtidos e conforme as finalidades do exame.
- Entender a influência de fatores como medicamentos, doenças e condições psicológicas no comportamento do condutor e como isso impacta a segurança viária.
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - Enquadramento Legal e Aferição das Aptidões Físicas e Psicológicas de Condutores
- Enquadramento legal da avaliação psicológica de condutores: normas e regulamentação.
- Carta de Condução: requisitos e documentos necessários.
- Destinatários da aferição das aptidões físicas e psicológicas de condutores.
- Aferição das aptidões físicas e psicológicas: critérios e metodologia.
Módulo 2 - Avaliação BAPCON
- Avaliação BAPCON: o que é, objetivos e metodologia de aplicação.
- Critérios de avaliação na BAPCON: análise de habilidades cognitivas, comportamentais e emocionais.
- Processo de recurso por reprovação na avaliação psicológica: procedimentos legais e éticos.
Módulo 3 - Relatório de Avaliação Psicológica de Condutores
- Motivos e finalidades da avaliação psicológica de condutores, conforme o tipo de categoria.
- Exame psicológico para obtenção de categorias: processos e critérios.
- Exame psicológico para revalidação de categorias: procedimentos e requisitos.
- Outras avaliações psicológicas, incluindo casos especiais e exceções.
Módulo 4 - Restrições Acessórias, Influência dos Fármacos na Condução e Casos Práticos
- Restrições acessórias: como identificar e avaliar as limitações do condutor para uma condução segura.
- Influência dos fármacos e substâncias psicoativas na condução: como o uso de medicamentos pode afetar a segurança rodoviária.
- Casos práticos: análise e discussão de situações reais de avaliação psicológica de condutores.
Metodologias
Todo o curso decorre de forma assíncrona na plataforma Moodle.
Em cada módulo são disponibilizados recursos didáticos que podem consistir em manuais, vídeos, ligações entre outros.
As atividades podem ser realizadas de acordo com a sua disponibilidade, não havendo hora marcada, contudo, dentro do tempo indicado em cronograma que é previamente disponibilizado.
O curso possui um fórum de discussão ativo, moderado pelo formador, estando disponível para eventuais dúvidas e podendo lançar desafios aos formandos.
A avaliação é baseada em atividades propostas em cada módulo que podem consistir em questões no fórum de discussão, e-atividades diversificadas (conteúdo interativos, exercício práticos, atividades formativas, etc), trabalhos ou testes.
No acesso à plataforma, é disponibilizado o plano de organização e avaliação do curso que indica as atividades a realizar.
A nota final resulta da média das atividades propostas e é expressa numa escala de 0 a 20 valores. Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.
No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação.
Detalhes
- 4 Módulos
- E-learning
- Psicologia
-
Assíncrono (via Moodle sem hora marcada)
Com data de início e fim
Elegível Medida Cheque-Formação - Informações adicionais
- Duração de 3 semanas
Datas de Início
Avaliações





























