Coordenação de Segurança e Saúde na Construção 31h
Segurança no TrabalhoPedido de mais Informações
Sobre o Curso
Segundo as estatísticas o setor da construção continua a ser um dos mais fustigados pela sinistralidade que estão associados a diversos fatores como a falta de planeamento dos trabalhos, a falta de conhecimento dos trabalhadores, a falta de condições de trabalho, a redução ou contenção de custos associados à segurança no trabalho e o cumprimento de prazos estipulados.
O PSS de projeto estabelece as regras de conduta deduzidas da Política de Segurança definidos pelo Dono da Obra (DO), fornecendo orientações e diretrizes para o desenvolvimento do mesmo pela Entidade Executante.
O Decreto-Lei n.º 273/2003, de 29 de Outubro, veio explicitar uma série de medidas que dão suporte à constituição de um Sistema de Gestão de Segurança para os trabalhos a desenvolver em estaleiros temporários ou móveis, devendo o PSS integrar os trabalhos referidos no número 2 do Artigo 2.º. É fundamental que os intervenientes que elaboram, analisam e validam o PSS, compreendam o Decreto-Lei, de forma a acautelar os aspetos importantes da empreitada, considerando os condicionalismos e a complexidade e dimensão das atividade inerentes, os riscos profissionais associados, as medidas preventivas a implementar e os instrumento de monitorização necessários para o controlo das atividades.
Informações
Curso em regime de Ensino a Distância online (E-learning). O curso funciona em modo assíncrono, podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura dentro do prazo do curso. O desenvolve-se ao longo de 3 semanas.
Destinatários
Arquitetos, Engenheiros Civis, Coordenadores de segurança, Técnicos de Higiene e Segurança no Trabalho (nível IV e VI), Mestres-de-obras, Projetistas, Fiscais de obra e profissionais no sector da construção civil.
Considera-se também como público-alvo prioritário do Curso os candidatos a uma atualização científica e técnica para evitar a suspensão por parte da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) do seu Título Profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho (TSST) ou de Técnico de Segurança no Trabalho (TST), bem como todos os potenciais interessados que pretendam desenvolvermos os seus conhecimentos e competências nesta área de formação.
Certificação
No final da formação é emitido um certificado de formação através da plataforma SIGO. Este curso é certificado pela ACT, por favor consulte os esclarecimentos em baixo e confirme os nossos certificados de homologação clicando aqui.
Modalidade de Formação
Formação contínua
Esclarecimento: Este curso é certificado / reconhecido pela ACT?
Com a entrada em vigor da Lei n.º 42/2012, de 28 de agosto, que revoga o Decreto-Lei n.º 110/2000, de 30 de junho, o título profissional, antigo certificado de aptidão profissional, não carece de renovação. Os comprovativos da formação contínua deverão ser solicitados no âmbito das atividades da ACT acima referidas, não sendo necessário qualquer envio de documentação sem prévia notificação dos serviços da ACT.
“Nota Importante: Os cursos de formação contínua e de atualização científica e técnica para manutenção do Título Profissional deverão incidir em matérias dos perfis de Técnico e Técnico Superior de Segurança no Trabalho.
Estes cursos não estão sujeitos a autorização administrativa por parte da ACT.
Assim já não é necessário homologação / reconhecimento por parte da ACT. A nossa empresa é certificada pela DGERT na área de Segurança e Higiene do Trabalho, consulte-os, clicando aqui
Caso queira confirmar esta informação pode contatar diretamente a ACT através do nº 217924500
Objectivos
Objetivos Gerais
O curso tem como objetivo dotar os formandos/a:
- Compreender os principais requisitos e as obrigações que constam do Decreto-Lei n.º 273/2003 de 29 de outubro e da legislação associada.
- Conhecer as responsabilidades e instrumentos da Coordenação de Segurança e Saúde;
- Consciencializar para a importância da uma análise precisa ao PSS, para garantir que foram contemplados todos os pontos essências para a realização das atividades.
Objetivos Específicos
No final do curso os formandos deverão ficar aptos a:
- Enumerar as obrigações inerentes à atividade de Coordenação de Segurança;
- Assegurar uma análise e atualizada do Plano de Segurança e Saúde;
- Interpretar os casos práticos propostos;
- Indicar a documentação necessária para as atividades de riscos especiais que serão analisadas;
- Enumerar e explicar os planos existentes no PSS;
- Demonstrar a importância de monitorização e acompanhamento de obra.
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - Enquadramento Coordenação de Segurança e Saúde na Construção
- Legislação fundamental no âmbito da construção
- Segurança em estaleiros temporários ou móveis
- Outra legislação relevante
- âmbito de atuação do Decreto-Lei n.º 273/2003, de 29 de Outubro,
- Responsabilidades e instrumentos da Coordenação de Segurança e Saúde e intervenientes (organigrama)
- Ação do coordenador de segurança em obra;
Módulo 2 - Controlo documental no desenvolvimento do PSS
- Principais documentos associados à fase de obra
- Comunicação prévia
- Plano de segurança e saúde (PSS) e/ou fichas de procedimentos de segurança
- Compilação técnica
- Organização do estaleiro
- Controlo documental
- Empresas e trabalhadores independentes
- Trabalhadores
- Equipamentos
- Trabalhos de riscos especiais
- Procedimentos
- Condicionalismos
- Materiais com riscos especiais
Módulo 3 - Ações para a prevenção de riscos
- Planos de proteção coletiva
- Planos de equipamentos de proteção individual
- Plano de emergência
- Plano d registo de acidente e índices de sinistralidade
- Planos de Formação
- Monitorização e acompanhamento de obra
Metodologias
Metodologias e Técnicas de Formação
Todo o curso decorre de forma assíncrona na plataforma Moodle. A ação é dinamizada através de uma tutoria ativa através do fórum de discussão e de uma interação diversificada possibilitada pela plataforma (fóruns, vídeos, atividades interativas, hiperligações, por exemplo).
Em cada módulo são disponibilizados todos os recursos que o formando deve consultar e estudar de forma a realizar com sucesso todas as atividades propostas. As atividades podem ser realizadas de acordo com a sua disponibilidade, não havendo hora marcada, contudo, dentro do tempo indicado em cronograma que é previamente disponibilizado.
O curso possui fóruns de discussão em que o formando participa nos debates propostos, podendo também criar tópicos.
Critérios e Metodologia de Avaliação
A avaliação pode ser diagnóstica, formativa ou sumativa, sendo baseada nas atividades propostas em cada módulo que podem consistir em questões no fórum de discussão, e-atividades diversificadas (conteúdo interativos, exercício práticos, atividades formativas, etc), trabalhos ou testes.
As notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.
No acesso à plataforma, é disponibilizado o plano de organização e avaliação do curso que indica inequivocamente todas as atividades a realizar, o tipo de avaliação, bem como a respetiva ponderação.
No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação de forma a aferir a qualidade da mesma segundo vários parâmetros.
Detalhes
- 3 Módulos
- E-learning
- Segurança no Trabalho
-
Actualização do Título TST
Assíncrono (via Moodle)
Formação Contínua
Datas Início e Locais
Avaliações






























Cursos relacionados
-
Segurança no Trabalho40h
Segurança na Remoção do Amianto |40h
2 Out30 Out+1 -
Segurança no Trabalho40h
Primeiros Socorros, combate a incêndios e evacuação de pessoas | 40h
26 Set31 Out+1 -
Segurança no Trabalho40h
Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais |40h
2 Out25 Out+1 -
Segurança no Trabalho50h
Segurança e Higiene no Trabalho | 50h
4 Set2 Out+2