Envelhecimento Ativo | 50h
Saúde e Outros ProgramasPedido de mais Informações
Sobre o Curso
O Envelhecimento traz mudanças drásticas na vida de um indivíduo, principalmente no estado de saúde e na participação na vida social e coletiva. Assume-se como problema social devido principalmente aos estereótipos negativos associados à velhice, às dificuldades de adaptação do idoso, à carência de criação de estruturas de apoio para os idosos e ao difícil acesso aos recursos essenciais.
É importante que idosos com 65 ou mais anos que entram na idade da reforma, saibam como é importante terem um envelhecimento ativo. Não falamos apenas de estar ativo fisicamente, o que também é importante, mas também demonstrar aos seniores que a continuação da sua participação nas questões socias, politicas e económicas das sociedade é fulcral.
É preciso que os seniores continuem a ser autónomos e independentes, descobrindo novas atividades de lazer, agora que já não têm uma atividade profissional.
Existem opções de educação e formação para que os idosos continuem a possuir aprendizagens ao longo da sua vida e passar a sua sabedoria e experiência de vida aos outros.
Informações
Formação em regime de Ensino a Distância online (E-learning). A formação funciona em modo assíncrono, podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura dentro do prazo da formação. A formação desenvolve-se ao longo de 4 semanas, estando organizado em 4 módulos sequenciais. Considera-se que os formandos terão uma carga de trabalho total de 50 Horas.
Destinatários
- Pessoas que convivem/trabalham com seniores .
Pré-requisitos
- Computador
- Ligação à Internet
- Acesso à Plataforma Colaborativa de Aprendizagem – Moodle
Certificação
- No final da formação é emitido um certificado de formação através da plataforma SIGO.
- A Traininghouse é entidade certificada pela Dgert. Por favor, consulte os esclarecimentos em baixo e confirme os nossos certificados de homologação no rodapé da nossa página.
Objectivos
Objetivos
No final desta formação os formandos deverão ser capazes de:
- Identificar formas de ajudarem os seniores a continuarem ativos fisicamente
- Avaliar a importância da participação dos seniores nas questões sociais, espirituais e civis
- Assegurar que os seniores continuam a ser autónomos, independentes e a ter uma qualidade de vida saudável
- Manter a participação dos seniores na vida económica, politica, social e cultural
- Obter acesso a programas de educação e formação para seniores
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - Envelhecimento Ativo
- Caracterizar demograficamente da Sociedade e evidência do fenómeno do envelhecimento demográfico e o seu crescimento na sociedade atual
- Identificar como o Envelhecimento Ativo remete para uma capacidade e autonomia individual
- Perceber a relevância de um envelhecimento ativo na vida dos seniores
- Realçar que o Envelhecimento Ativo tem quatro pressupostos chave: a autonomia, a independência, a expetativa de vida saudável e a qualidade de vida
Módulo 2 - O Envelhecimento como Questão Social
- Avaliar a relevância da participação dos seniores nas questões sociais
- Assegurar o combate ao isolamento social dos seniores
- Realçar facto de as pessoas mais velhas ficarem isoladas nos meios rurais devido ao êxodo rural das pessoas mais novas
- Demonstrar a pertinência de haver uma sociedade sem descriminações sobre a idade
Módulo 3 - Participação na Sociedade
- Explicar que a continuação da participação do sénior na sociedade origina benefícios
- Expor os benefícios das capacidades dos seniores, da experiência e sabedoria para a sociedade
- Realçar que é essencial criar encontros e atividades intergeracionais com o objetivo de aproximar as pessoas de diferentes faixas etárias e promover uma partilha de conhecimentos entre as mesmas
Módulo 4 - Educação ao Longo da Vida
- Especificar que a aprendizagem dos indivíduos é contínua e permanente e que os mesmos estejam em constante aprendizagem para que possam acompanhar as constantes mudanças tecnológicas e científicas e os desafios da sociedade
- Entender que os conhecimentos adquiridos através desta forma de educação têm como finalidade reconhecer e valorizar os adquiridos experienciais que as pessoas desenvolvem ao longo das suas vidas.
- Definir um conjunto de práticas que abrangem a educação e a formação ao longo da vida para os seniores
Metodologias
Metodologias e Técnicas de Formação
Todo o curso decorre de forma assíncrona na plataforma Moodle. A ação é dinamizada através de uma tutoria ativa através do fórum de discussão e de uma interação diversificada possibilitada pela plataforma (fóruns, vídeos, atividades interativas, hiperligações, por exemplo).
Em cada módulo são disponibilizados todos os recursos que o formando deve consultar e estudar de forma a realizar com sucesso todas as atividades propostas. As atividades podem ser realizadas de acordo com a sua disponibilidade, não havendo hora marcada, contudo, dentro do tempo indicado em cronograma que é previamente disponibilizado.
O curso possui fóruns de discussão em que o formando participa nos debates propostos, podendo também criar tópicos.
Critérios e Metodologia de Avaliação
A avaliação pode ser diagnóstica, formativa ou sumativa, sendo baseada nas atividades propostas em cada módulo que podem consistir em questões no fórum de discussão, e-atividades diversificadas (conteúdo interativos, exercício práticos, atividades formativas, etc), trabalhos ou testes.
As notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.
No acesso à plataforma, é disponibilizado o plano de organização e avaliação do curso que indica inequivocamente todas as atividades a realizar, o tipo de avaliação, bem como a respetiva ponderação.
No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação de forma a aferir a qualidade da mesma segundo vários parâmetros.
Detalhes
- 4 Módulos
- E-learning
- Saúde e Outros Programas
-
Assíncrono (via Moodle)
Formação Contínua - Informações adicionais
- Duração de 4 semanas