Formação Avançada em Proteção de Crianças e Jovens em Risco | 300h
Este curso permite capacitar profissionais para a intervenção conceptual e prática na problemática das crianças e jovens em risco, através de um aprofundamento científico multidisciplinar.
Destinatários
- Profissionais ou pessoas interessadas em obter formação avançada na área da Proteção Social e Intervenção Social em Crianças (sociólogos, psicólogos, técnicos de serviço social, educadores sociais, professores, educadores de infância, gestores e técnicos de instituições de solidariedade social).
- Todos os interessados na temática em geral detentores de curso Superior
Certificação
O formando terá acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com aportaria nº474/2010 através do SIGO.
A Traininghouse é entidade certificada pela Dgert. Consulte os nossos certificados no rodapé do site.
Objetivos
Este curso permite-lhe:
– Identificar e caracterizar situações de risco;
– Conhecer e compreender instrumentos aplicados à problemática;
– Adquirir noções relativas no âmbito das competências de intervenção com crianças e jovens em risco;
– Compreender a legislação desta área usando-a como ferramenta de trabalho.
Programa
Módulo 1. A Criança, a Família e a Comunidade
1. Conhecer o conceito de Criança e de Infância
2. Compreender as esferas da vida da Criança e o lugar da Criança
3. Compreensão das mudanças na família
Módulo 2 – O direito e a Proteção das Crianças
1. Conhecer algumas leis dos direitos da Criança
Módulo 3- Parentalidade e Intervenção na Família
1. Compreender o conceito de Parentalidade (impactos e mudanças)
2. Promoção da Parentalidade Positiva
Modulo 4 – Violência na Família : sinalização e Intervenção
1. Compreender e operacionalizar o conceito de Violência
2. Conhecer diferentes padrões de violência, os principais sinais na identificação da violência e os efeitos da violência na família sobre a criança.
Modulo 5 – Adoção
1. Conhecer o conceito de adoção
2. Perceber o processo e as etapas da adoção
Módulo 6 – Intervenção Precoce na Prevenção dos fatores de Risco
1. Identificar os argumentos para a intervenção precoce
2. Compreende a evolução das abordagens em intervenção precoce e a descrição e aplicação dos princípios, metodologias e práticas da abordagem centrada na família.
Módulo 7 – Acolhimento de Crianças em Perigo
1. Comentar o funcionamento e organização do Sistema Nacional de Acolhimento
2. Analisar o processo de acolhimento das crianças
3. Abordar das respostas especializadas (Lares para problemas de comportamento, Residências de Pré-Autonomia e Apartamentos de Autonomização), destacando as nuances de intervenção para jovens com necessidades diferenciadas de proteção.
Módulo 8 – Abuso Sexual
1. Enquadrar o fenómeno do abuso sexual de crianças e suas implicações.
2. Abordar as possíveis estratégias preventivas do abuso.
Módulo 9 – Intervenção Local e Gestão de Parcerias
1. Contextualizar os processos de intervenção social com crianças e jovens em perigo
2. Enquadrar as parcerias no âmbito das estratégias de trabalho colaborativo.
3. Conhecer os desafios da gestão organizacional, liderança e gestão de parcerias na atual conjuntura.
Modulo 10- Projeto de Pesquisa
1. Após o término do estudo dos módulos da formação, o formando deverá escolher um tema dentro da área da formação.
Curso em regime de Ensino a Distância online (E-learning). O curso de Formação Avançada em Proteção de Crianças e Jovens em Risco desenvolve-se ao longo de 3 meses. Considera-se que os Formandos terão uma carga de trabalho total de 300 Horas.
Metodologias de formação
Todo o Curso decorrerá em regime de ensino a distância online (E-learning), assíncrono (isto é, sem sessões com hora marcada), na Plataforma Informática Moodle da Traininghouse, Lda., através de uma tutoria ativa e permanente, o que permite ao Formando ler, refletir e analisar a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes. O Curso apoiar-se-à nas interações diversificadas possibilitadas pela Plataforma Informática Moodle (Fóruns, Decisões, Testes, Vídeos, Hiperligações, entre outras). Em cada Módulo será criado um Fórum de Discussão moderado pelo Formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o Curso. Nestes espaços, o Formador lançará desafios/perguntas aos Formandos, a que estes devem responder com base nos diferentes recursos disponibilizados pelo Formador, informação recolhida pelos próprios Formandos (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais. No final de cada Módulo e no final do Curso, o Formador disponibiliza aos Formandos E-actividades (E-actividades Formativas e E-actividade Final, respectivamente) que estes devem realizar no prazo proposto e submeter no local indicado da Plataforma Informática Moodle. A leitura e a reflexão individual deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o Formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso as E-actividades programadas. O acompanhamento a prestar pelo Formador é activo e permanente, sendo preferencialmente feito através dos Fóruns de Discussão abertos nos diversos Módulos e através do Sistema de Mensagens Pessoais disponível na Plataforma Informática Moodle
Metodologias de avaliação
O curso é avaliado de forma contínua e formativa. Esta avaliação é realizada ao longo do Curso, baseada na pertinência, relevância e oportunidade da participação de cada Formando nos Fóruns de Discussão e na realização da E-actividades propostas que podem assumir a forma de testes ou trabalhos.
Locais e Datas de Início
- Todo o país29-08-2022
- Todo o país26-09-2022
Duração e Formato
- Duração 300 h
- Formato E-Learning