Formação Avançada em Proteção de Crianças e Jovens em Risco | 300h
Proteção de Crianças e JovensPedido de mais Informações
Sobre o Curso
Este curso permite capacitar profissionais para a intervenção conceptual e prática na problemática das crianças e jovens em risco, através de um aprofundamento científico multidisciplinar.
Informações
Curso em regime de Ensino a Distância online (E-learning). O curso de Formação Avançada em Proteção de Crianças e Jovens em Risco desenvolve-se ao longo de 3 meses. Considera-se que os Formandos terão uma carga de trabalho total de 300 Horas.
Destinatários
- Profissionais ou pessoas interessadas em obter formação avançada na área da Proteção Social e Intervenção Social em Crianças (sociólogos, psicólogos, técnicos de serviço social, educadores sociais, professores, educadores de infância, gestores e técnicos de instituições de solidariedade social).
- Todos os interessados na temática em geral detentores de curso Superior
Certificação
O formando terá acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com aportaria nº474/2010 através do SIGO.
A Traininghouse é entidade certificada pela Dgert. Consulte os nossos certificados no rodapé do site.
Objectivos
Objetivos
Este curso permite-lhe:
– Identificar e caracterizar situações de risco;
– Conhecer e compreender instrumentos aplicados à problemática;
– Adquirir noções relativas no âmbito das competências de intervenção com crianças e jovens em risco;
– Compreender a legislação desta área usando-a como ferramenta de trabalho.
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - A Criança, a Família e a Comunidade
- Conhecer o conceito de Criança e de Infância
- Compreender as esferas da vida da Criança e o lugar da Criança
- Compreensão das mudanças na família
Módulo 2 - O direito e a Proteção das Crianças
- Conhecer algumas leis dos direitos da Criança
Módulo 3 - Parentalidade e Intervenção na Família
- Compreender o conceito de Parentalidade (impactos e mudanças)
- Promoção da Parentalidade Positiva
Módulo 4 - Violência na Família : sinalização e Intervenção
- Compreender e operacionalizar o conceito de Violência
- Conhecer diferentes padrões de violência, os principais sinais na identificação da violência e os efeitos da violência na família sobre a criança.
Módulo 5 - Adoção
- Conhecer o conceito de adoção
- Perceber o processo e as etapas da adoção
Módulo 6 - Intervenção Precoce na Prevenção dos fatores de Risco
- Identificar os argumentos para a intervenção precoce
- Compreende a evolução das abordagens em intervenção precoce e a descrição e aplicação dos princípios, metodologias e práticas da abordagem centrada na família.
Módulo 7 - Acolhimento de Crianças em Perigo
- Comentar o funcionamento e organização do Sistema Nacional de Acolhimento
- Analisar o processo de acolhimento das crianças
- Abordar das respostas especializadas (Lares para problemas de comportamento, Residências de Pré-Autonomia e Apartamentos de Autonomização), destacando as nuances de intervenção para jovens com necessidades diferenciadas de proteção.
Módulo 8 - Abuso Sexual
- Enquadrar o fenómeno do abuso sexual de crianças e suas implicações.
- Abordar as possíveis estratégias preventivas do abuso.
Módulo 9 - Intervenção Local e Gestão de Parcerias
- Contextualizar os processos de intervenção social com crianças e jovens em perigo
- Enquadrar as parcerias no âmbito das estratégias de trabalho colaborativo.
- Conhecer os desafios da gestão organizacional, liderança e gestão de parcerias na atual conjuntura
Módulo 10 - Projeto de Pesquisa
- Após o término do estudo dos módulos da formação, o formando deverá escolher um tema dentro da área da formação.
Metodologias
Metodologias e Técnicas de Formação
Todo o curso decorre de forma assíncrona na plataforma Moodle. A ação é dinamizada através de uma tutoria ativa através do fórum de discussão e de uma interação diversificada possibilitada pela plataforma (fóruns, vídeos, atividades interativas, hiperligações, por exemplo).
Em cada módulo são disponibilizados todos os recursos que o formando deve consultar e estudar de forma a realizar com sucesso todas as atividades propostas. As atividades podem ser realizadas de acordo com a sua disponibilidade, não havendo hora marcada, contudo, dentro do tempo indicado em cronograma que é previamente disponibilizado.
O curso possui fóruns de discussão em que o formando participa nos debates propostos, podendo também criar tópicos.
Critérios e Metodologia de Avaliação
A avaliação pode ser diagnóstica, formativa ou sumativa, sendo baseada nas atividades propostas em cada módulo que podem consistir em questões no fórum de discussão, e-atividades diversificadas (conteúdo interativos, exercício práticos, atividades formativas, etc), trabalhos ou testes.
As notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.
No acesso à plataforma, é disponibilizado o plano de organização e avaliação do curso que indica inequivocamente todas as atividades a realizar, o tipo de avaliação, bem como a respetiva ponderação.
No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação de forma a aferir a qualidade da mesma segundo vários parâmetros.
Detalhes
- 10 Módulos
- E-learning
- Proteção de Crianças e Jovens
-
Formação Avançada
Assíncrono (via Moodle)
Formação Contínua
Datas Início e Locais
Avaliações





























