Formação Pedagógica Inicial de Formadores E-Learning | 90h (totalmente online)
Curso homologado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) que permite acesso à profissão de formador profissional certificado, sendo atribuído o CCP (Certificado de Competências Pedagógicas). Realize o curso com a Traininghouse que tem larga experiência no E-learning.
- Vantagens de fazer formação com a Traininghouse
- Formação homologada pelo IEFP e com emissão de certificado através do SIGO;
- Dedutível em 30% nas despesas de IRS;
- Conteúdos disponíveis 24h/dia em qualquer local;
- Plataforma de formação à distância de fácil utilização;
- Preço competitivo e pagamento em duas prestações;
- Qualidade comprovada através de críticas reais de clientes: veja aqui
Destinatários
O curso de Formação Pedagógica Inicial de formadores em formato B-Learning é dirigido a todos os que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador. Os interessados devem possuir como habilitação mínima o 9º ano de escolaridade.
Nota: em caso de possuir habilitações tiradas noutro país, estas têm que estar reconhecidas em Portugal (com equivalência atribuída)
Pré-requisitos
Computador com acesso à Internet, com câmara e Microforme
Certificação
O curso é homologado pelo IEFP e a nossa autorização de realização é a n C3302001. No final da formação emitimos um certificado de formação através da plataforma SIGO.
Duração
O curso tem a duração de 90 horas, totalmente online com 34h online
Modalidade de Formação
Formação Inicial
Saída Profissional
Este curso permite a todos os profissionais exercerem a função de formador certificado. Após o pagamento dos encargos procedimentais (50€ – pagos por referência bancárias à entidade IEFP e não incluídos no valor do curso) é emitido o CCP – Certificado de Competências Pedagógicas de formador através da plataforma netforce do IEFP sendo atribuído um nº de certificado

Objectivos Gerais
A FPIF E-Learning visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
- Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
- Na gestão e coordenação de formação;
- No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.
O programa foi concebido para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:
- Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
- Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
- Refletir sobre os sistemas de formação: Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
Objetivos específicos
- Caracterizar os sistemas de qualificação com base nas finalidades, no público-alvo, nas tecnologias utilizadas e no tipo e modalidade de formação pretendida;
- Identificar a legislação, nacional e comunitária, que Regulamenta a Formação Profissional;
- Enunciar as competências e capacidades necessárias à atividade de formador;
- Discriminar as competências exigíveis ao formador no sistema de formação;
- Identificar os conceitos e as principais teorias, modelos explicativos do processo de aprendizagem;
- Identificar os principais fatores e as condições facilitadoras da aprendizagem;
- Desenvolver um espírito crítico, criativo e empreendedor;
- Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação;
- Identificar os aspetos pedagógicos considerados mais importantes no processo de ensino- aprendizagem;
- Propor soluções alternativas, apresentar sugestões de estratégias pedagógicas diversificadas;
- Exercitar competências de análise e de autoanálise relativamente a comportamentos observados no desenvolvimento de uma sessão de ensino-aprendizagem;
- Compreender a dinâmica formador-formandos-objeto de aprendizagem, numa perspetiva de facilitação do processo de formação;
- Escolher e aplicar as técnicas e os métodos pedagógicos mais adequados aos objectivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
- Descrever as vantagens e importância da criatividade em meio pedagógico;
- Identificar estratégias inclusivas de públicos diferenciados;
- Identificar vantagens e desvantagens da aplicação das diferentes técnicas pedagógicas em contextos diferenciados de facilitação dos processos de formação;
- Compreender os fenómenos psicossociais, nomeadamente o da liderança, decorrentes nos grupos em contexto de formação;
- Gerir diferentes grupos, com fortes condições de potenciar a discriminação e bloquear a aprendizagem;
- Compreender a dinâmica da individualidade de aprendizagem no seio de um grupo de trabalho;
- Reconhecer a importância do mediador de grupos de trabalho;
- Distinguir finalidades, metas, competências, objectivos gerais e objectivos específicos;
- Redigir objectivos pedagógicos em termos operacionais;
- Hierarquizar objectivos segundo os domínios do saber;
- Planificar momentos de ensino-aprendizagem;
- Identificar os princípios orientadores para a conceção e elaboração de planos de unidades de formação;
- Preencher fichas de planificação da formação (plano de acção de formação/ módulo/ sessão) ;
- Selecionar, conceber e adequar os meios pedagógico-didáticos, em suporte multimédia, em função da estratégia pedagógica adotada;
- Conceber, adequar e utilizar apresentações multimédia;
- Compreender a dinâmica e importância do PowerPoint como modelo de apresentação;
- Criar apresentações em PowerPoint tendo em conta as respetivas regras de elaboração;
- Compreender as mudanças evolutivas do Ensino a Distância;
- Identificar as características e as vantagens do E-Learning;
- Compreender o funcionamento das Plataformas de suporte da formação à distância;
- Identificar regras de formação através da Internet;
- Reconhecer a importância do e-formador/e-mediador no processo formativo a distância;
- Identificar e aplicar os mecanismos/softwares de comunicação online;
- Desenvolver formação utilizando Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem para suporte de materiais;
- Distinguir diferentes níveis de avaliação dos resultados de formação;
- Construir e aplicar instrumentos de avaliação em função dos objetivos previamente definidos, que permitam verificar e controlar os resultados da aprendizagem, a eficiência e a eficácia da formação;
- Identificar causas de subjetividade na avaliação;
- Aplicar um método sistémico e evolutivo de análise de resultados de formação;
- Propor medidas de regulação, com vista à melhoria do processo de formação;
- Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação;
- Identificar os aspetos pedagógicos considerados mais importantes no processo de ensino- aprendizagem;
- Propor soluções alternativas, apresentar sugestões de estratégias pedagógicas diversificadas;
- Exercitar competências de análise e de autoanálise relativamente a comportamentos observados no desenvolvimento de uma sessão de ensino-aprendizagem;
- Comparar o nível de competências pedagógicas adquiridas ao longo do processo formativo, com o nível de desempenho demonstrado no início da acção;
- Elaborar uma síntese e avaliação dos processos formativos vivenciados;
- Construir percursos para autoformação (traçado de percursos individuais de formação).
Programa
MÓDULO 1. FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL (2 horas sessões síncronas, 8 horas de auto-estudo)
- Politicas Europeias e Nacionais de educação/formação
- O Sistema Nacional de Qualificações e o Catálogo Nacional de Qualificações
- Principais ofertas formativas disponíveis
- Conceitos e fundamentos da formação profissional
- Legislação de enquadramento da Formação Profissional
- Legislação de enquadramento da atividade de Formador
- Perfil do Formador (atividades, competências e capacidades) – formador profissional - multitarefas
- Código deontológico: direitos e deveres
- Tipos de formação profissional: Inicial e Contínua Modalidades de formação profissional: Educação e Formação de Jovens, Educação e Formação de Adultos, Formação para Públicos diferenciados (p.e., com incapacidade ou deficiência), Formador em Contexto de Trabalho (empresa e outras organizações)
- Modalidades de Intervenção Formativa: Presencial, E-Learning, B-Learning, Processos de RVCC
- Princípios da teoria de aprendizagem
- Pedagogia, andragogia, didática e psicologia da aprendizagem
- Processos, etapas e fatores psicológicos da aprendizagem
- Conceitos, características e percursos da aprendizagem (individualizada/em grupo)
- Fatores cognitivos de aprendizagem (memória e atenção)
- A aprendizagem disruptiva como metodologia de facilitação
- Espírito empreendedor na formação (conceito, competências e principais obstáculos)
- Pedagogia diferenciada e diferenciação pedagógica: conceitos, tipos e formas de diferenciação
- Diferenciar porquê?
- A Aprendizagem através da Programação Neurolinguística (PNL)
- Princípios da Criatividade Pedagógica (abordagem criativa e promoção de competências)
MÓDULO 2. SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL (10 horas sessão síncrona)
- Características da técnica de simulação pedagógica
- Processo de desenvolvimento das simulações
- Análise e autoanálise dos comportamentos pedagógicos observados
- Diagnóstico das competências demonstradas e a adquirir/melhorar
- Diagnóstico das competências demonstradas e a adquirir/melhorar
- Elaboração de um projeto de melhoria para acompanhamento da progressão das aprendizagens
MÓDULO 3. COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO (2 horas sessão síncrona, 8 horas auto-estudo)
- Comunicação pedagógica
- Métodos e técnicas de comunicação
- Estilos de comunicação (assertivo, agressivo, manipulador, passivo)
- Fatores inibidores/potenciadores do relacionamento interpessoal e comunicacional
- Eficácia e Eficiência da comunicação: Estratégias de atuação
- Organização do espaço da formação (princípios de Ergonomia)
- Trabalho colaborativo
- Teorias, fatores, métodos e técnicas de motivação
- Estilos de liderança e os seus efeitos na prática pedagógica
- Papel do animador de grupo
- O contrato formativo: compromisso entre a liberdade e a responsabilidade
- Princípios de PNL (Programação Neurolinguística)
- Técnicas e estratégias de caracterização do grupo de formação
- Métodos de gestão da diversidade (género, etária, cognitiva, socioeconómica, étnico-cultural, deficiência, religião, focos de interesse, …)
- Processos de mediação
- Técnicas de dinâmicas de grupo e de gestão de conflitos
- Técnicas e estratégias de caracterização dos fatores potenciadores de situações de desigualdade, discriminação e bloqueadores das aprendizagens (conflitos, ausências, falta de motivação, categorização, preconceitos, estereótipos, efeito de halo, ...)
- Individualidade no processo de aprendizagem
MÓDULO 4. METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS (2 horas sessão síncrona, 8 horas auto-estudo)
- Metodologias e técnicas de ensino/aprendizagem específicas para adultos (passivas e ativas)
- Metodologias e técnicas de autoestudo (formação a distância)
- Métodos Pedagógicos: expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo
- Técnicas pedagógicas: simulação, jogo de papéis, exposição, demonstração, estudo de casos, tempestade de ideias, aprendizagem no posto de trabalho, exercícios práticos, tutoria e dinâmicas de grupo
- Critérios de seleção dos métodos e/ou técnicas pedagógicas
- Relações entre formador-formando e formando-formando (sócio construtivismo)
- Criatividade pedagógica: desenvolvimento do processo criativo; a criatividade como ferramenta eficaz; técnicas e fontes de criatividade; potenciar a atitude criativa
- Dramatização de Cenários Pedagógicos
- Estratégias de adaptação e desenvolvimento para a inclusão e a formação de grupos coesos
- Dinamização de atividades indoor/outdoor que permitam a aplicação de conteúdos em contextos diferentes
- Vantagens e desvantagens da aplicação das diferentes técnicas pedagógicas em contextos diferenciados
MÓDULO 5. OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À AÇÃO (2 horas sessão síncrona, 8 horas auto-estudo)
- Objectivos da formação e da aprendizagem
- Metodologias e técnicas de definição de objectivos
- Objectivos pedagógicos: função, níveis, componentes e domínios
- Redação de objectivos operacionais
- Conceito de competência
- Das competências aos objectivos
- Métodos e técnicas de organização e planeamento da formação (presencial e/ou a distância)
- Técnicas e estratégias de caracterização do grupo de formação
- Técnicas de análise de necessidades de competências profissionais e de caracterização do contexto profissional dos destinatários
- Tipos de conteúdos (teóricos, práticos e teórico/práticos)
- Como construir um módulo de formação: Critérios de selecção e sequenciação de conteúdos segundo uma estrutura modular (unidades de formação, unidade capitalizável …)
- Princípios e métodos de desenvolvimento curricular (aplicados ao desenho de programas de formação)
- Técnicas e critérios para calcular a distribuição do tempo da formação (volume dos conteúdos, grau de dificuldade, importância dos conteúdos/módulos, perfil dos formandos, modalidade de formação,…)
- Conceção e elaboração do Plano de sessão: pressupostos, etapas, objectivos, conteúdos
- Modelos de planos de sessão
- Elementos constituintes do plano de sessão (objectivos, métodos, técnicas, avaliação, duração, …)
MÓDULO 6. RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA ( 2 horas sessão síncrona, 8 horas de auto-estudo)
- Funções dos recursos didáticos
- Tipos de recursos didáticos: convencionais, audiovisuais e multimédia
- Critérios de seleção dos recursos didáticos em função das características dos destinatários, objectivos de aprendizagem, conteúdos programáticos e forma de organização (presencial/a distância)
- Regras de elaboração de documentos projetáveis
- Principais softwares de apresentação multimédia
- O PowerPoint como ferramenta base para a criação de apresentações
- Comandos e funcionalidades do PowerPoint
- A interatividade da ferramenta PowerPoint
- Manipulação de apresentações em PowerPoint
- Criação de apresentações em PowerPoint
- Regras de elaboração de outras apresentações multimédia
- Tratamento de ficheiros a integrar na apresentação
MÓDULO 7. PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM (2 horas sessão síncrona, 8 horas de auto-estudo)
- Pesquisa e Navegação na Internet
- A evolução da Web (da 1.0 à atual)
- Ferramentas da Web: Técnicas de organização e adequação da informação selecionada aos destinatários da formação; interação (pesquisar e produzir conteúdos)
- Introdução à Web
- Princípios básicos de formação/suporte de formação através de plataformas de E-Learning;
- Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa
- Princípios básicos sobre E-Learning
- Tipologias e Funcionalidades de uma plataforma (p.e. Moodle, …)
- Técnicas de adaptação dos conteúdos disponibilizados em papel à sua disponibilização online (em Pdf, comprimidos – ZIP, com apresentações em PowerPoint em modelo. pps)
- Regras “Net-etiqueta”
- Comunidades virtuais de aprendizagem (blogues, fórum de discussão, plataformas, …);
- Princípios básicos da Web 2.0 (p.e., Redes sociais)
- Inserção de recursos didáticos em plataformas colaborativas e de aprendizagem (p.e., normas scorm)
- Estratégias, métodos e técnicas de organização do trabalho e da comunicação online;
- Ferramentas de comunicação síncronas (chat e videoconferência) e assíncronas (e-mail, blogues e fóruns de discussão)
- O papel (e funções) do e-formador e e-moderador
- Princípios básicos da e-moderação e do e-formador
MÓDULO 8. AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS (1 hora sessão síncrona, 8 horas de auto-estudo)
- Conceito, finalidades e objetos da avaliação
- Tipos de avaliação da formação (inicial: diagnóstica; contínua: formativa e sumativa; e final: sumativa)
- Indicadores e critérios de avaliação da aprendizagem
- Características técnicas da avaliação (fiabilidade, validade e objetividade)
- A problemática da subjetividade no processo de avaliação
- Técnicas de avaliação (observação, formulação de perguntas, medição,…) de acordo com os objectivos, metodologias e estratégias de formação
- Instrumentos de avaliação (grelhas de observação, escalas de classificação, testes de produção curta e longa, testes com questões de escolha múltipla, de verdadeiro/falso, de emparelhamento, …)
- Escalas de classificação (numéricas, literal e descritivas)
- Critérios de seleção das técnicas e instrumentos de avaliação da aprendizagem
- Regras da conceção dos instrumentos de avaliação (ponderação, tempo de realização e tempo médio por bloco de questões, …)
- Princípios e métodos de avaliação da formação
- Avaliação da eficácia e eficiência do processo técnico-pedagógico
- Avaliação da qualidade da formação (estrutura do programa, objectivos, conteúdos, metodologia, atividades e recursos, formador)
- Impacte de formação e inserção no mercado de trabalho
- Papéis e intervenientes no processo de avaliação (formador, tutor,…)
- Formador e tutor: competências em comum
- Técnicas e instrumentos de recolha de informação (testes de conhecimentos, testes de performance, inquérito por entrevista, inquérito por questionário, análise documental, observação direta, focus-group, estudos de caso, simulação, elaboração de projetos finais, análise de incidentes críticos, elaboração de portefólios, análise custo-benefício, construção de roteiros de atividades, …)
MÓDULO 9. SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (10 horas sessão síncrona)
- Processo de desenvolvimento das simulações
- Análise e autoanálise dos comportamentos pedagógicos observados
- Síntese e avaliação dos comportamentos pedagógicos adquiridos
- Percursos para autoformação e Aprendizagem ao Longo da Vida (Formação de: Formador de Formadores; Formador a distância; Formador-Consultor; Gestor/ Coordenador de Formação; Mediador de Formação dos cursos EFA)
A formação decorre no formato E-Learning, estando organizado em 34 horas sincronas e as restantes à distância.
A avaliação do curso será realizada em dois processos distintos, por um lado a avaliação da aprendizagem por parte dos formandos e por outro a avaliação do processo formativo. A avaliação das aprendizagens será efetuada pela análise do desenvolvimento de cada formando ao longo da ação. Em cada módulo atender-se-á aos seguintes parâmetros:
avaliação diagnóstica, avaliação formativa; participação e empenho nas sessões presenciais e à distância; simulações pedagógicas; teste sumativo; proposta de intervenção pedagógica.
A Avaliação do processo: Esta avaliação consiste no nível 1 da avaliação - «Avaliação da Satisfação» dos intervenientes. Todos os intervenientes preenchem o questionário de satisfação face às condições de realização da formação e face ao formador.
Também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos. Estes questionários são posteriormente alvo de análise e são utilizados para os processos de melhoria contínua da Trainghouse.
Pedido de mais Informações
Procedimentos para formalização da inscrição
A inscrição considera-se formalizada com o pagamento da totalidade do curso ou da primeira prestação.
Caso pretenda o pagamento em prestações, a inscrição fica formalizada através do pagamento de 100 € (a deduzir no valor final do curso). A segunda prestação (39€) deve ser paga até ao dia 8 do mês seguinte.
Deve efetuar a transferência para o IBAN da Traininghouse PT50 0010 0000 51056280001 85
Ficha de inscrição
Para formalizar a inscrição é também necessário preencher a ficha de inscrição: Pode inserir diretamente os dados na nossa ficha de inscrição online disponibilizada a seguir.
Outros custos adicionais
Encargos procedimentais (50€ - pagos por referência bancárias à entidade IEFP e não incluídos no valor do curso) para emissão do CCP – Certificado de Competências Pedagógicas de formador através da plataforma netforce do IEFP sendo atribuído um nº de certificado
Locais e Datas de Início
- Todo o país sábados24-04-2021
- Todo o país Laboral29-04-2021
Informações do Curso
- Duração 90h VAGAS LIMITADAS
- Formato E-Learning