Gestão Operacional | 50h
Gestão e DireitoPedido de mais Informações
Sobre o Curso
Com este curso é pretendido explicar ao formando a gestão operacional duma unidade de hoteleira de modo a que na prática seja possível aplicar os conhecimentos adquiridos para ocupar o cargo de Gestor Operacional.
Durante alguns anos os trabalhadores do setor de restauração e hotelaria eram desvalorizados na medida em que se achava que não era necessário os trabalhadores terem formação para evoluírem na sua função ou ainda subirem hierarquicamente.
Esta ideia tem muito a ver com o facto de antigamente a maior parte dos restaurantes serem geridos pelos seus próprios donos sendo um negócio familiar.
Com o passar dos anos este setor foi tendo grandes mudanças. A exigência dos clientes e a valorização do serviço aumentou a necessidade da especialização dos seus trabalhadores.
O cargo de Gestor Operacional de uma unidade hoteleira é um cargo que exige muito trabalho, dedicação e formação. Pois é o cargo mais importante para o bom funcionamento de uma unidade hoteleira.
Informações
Formação em regime de Ensino a Distância online (E-learning). A formação funciona em modo assíncrono, podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura dentro do prazo da formação. A formação desenvolve-se ao longo de 4 semanas, estando organizado em 3 módulos sequenciais. Considera-se que os formandos terão uma carga de trabalho total de 50 Horas.
Destinatários
- Trabalhadores ou futuros trabalhadores na área da hotelaria
Pré-requisitos
- Experiencia profissional na área de setor hoteleiro ou todos os interessados em geral
Certificação
- No final da formação é emitido um certificado de formação através da plataforma SIGO.
- A Traininghouse é entidade certificada pela Dgert. Por favor, consulte os esclarecimentos em baixo e confirme os nossos certificados de homologação no rodapé da nossa página.
Objectivos
Objetivos Gerais
Os formandos devem compreender o funcionamento e as tarefas na operação de uma unidade hoteleira, o atendimento direto ao cliente, a organização e marcação de eventos assim como os seus critérios de gestão.
Neste curso objetiva-se que os formandos adquiram competência para controlar a atividade operacional de um restaurante valorizando-a de forma a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - Funcionamento e tarefas da Operação
- Diagnóstico de conhecimentos;
- Apresentação da estrutura e funcionamento de uma unidade hoteleira;
- Explicar os departamentos e organigrama de uma unidade hoteleira;
- Apresentar as tarefas operacionais assim como a explicação de cada uma delas;
- Resumir as tarefas de front office e back office;
- Esclarecimento de Dúvidas;
- Avaliação
Módulo 2 - Atendimento e Organização de eventos Secção I
- Diagnóstico de conhecimentos;
- Atendimento personalizado e cuidado;
- Receção do cliente, apresentação do restaurante;
- Acompanhar o serviço de refeição e compreender as preferências do cliente;
- Resumir a importância do atendimento personalizado e cuidado para satisfação do cliente;
- Avaliação
Módulo 3 - Atendimento e Organização de eventos Seção II
- Diagnóstico de conhecimentos;
- Marcação de evento e a relação do cliente e organizador
- Elaborar uma comunicação de serviço;
- Fazer encomendas;
- Gerir o Staff
- Elaborar o set up;
- Resumir a importância da relação entre o cliente e organizador;
- Esclarecimento de dúvidas;
- Avaliação
Módulo 4 - Gerir uma unidade hoteleira
- Diagnóstico de conhecimentos;
- Apresentação da gestão de uma unidade hoteleira
- Explicar o planeamento e organização do trabalho;
- Determinar fatores de êxito, pontos forte e fracos de uma unidade hoteleira;
- Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica e financeira;
- Esclarecimento de dúvidas;
- Avaliação
Metodologias
Metodologias e Técnicas de Formação
Todo o curso decorre de forma assíncrona na plataforma Moodle. A ação é dinamizada através de uma tutoria ativa através do fórum de discussão e de uma interação diversificada possibilitada pela plataforma (fóruns, vídeos, atividades interativas, hiperligações, por exemplo).
Em cada módulo são disponibilizados todos os recursos que o formando deve consultar e estudar de forma a realizar com sucesso todas as atividades propostas. As atividades podem ser realizadas de acordo com a sua disponibilidade, não havendo hora marcada, contudo, dentro do tempo indicado em cronograma que é previamente disponibilizado.
O curso possui fóruns de discussão em que o formando participa nos debates propostos, podendo também criar tópicos.
Critérios e Metodologia de Avaliação
A avaliação pode ser diagnóstica, formativa ou sumativa, sendo baseada nas atividades propostas em cada módulo que podem consistir em questões no fórum de discussão, e-atividades diversificadas (conteúdo interativos, exercício práticos, atividades formativas, etc), trabalhos ou testes.
As notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.
No acesso à plataforma, é disponibilizado o plano de organização e avaliação do curso que indica inequivocamente todas as atividades a realizar, o tipo de avaliação, bem como a respetiva ponderação.
No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação de forma a aferir a qualidade da mesma segundo vários parâmetros.
Detalhes
- 4 Módulos
- E-learning
- Gestão e Direito
-
Assíncrono (via Moodle)
Formação Contínua - Informações adicionais
- Duração de 4 semanas
Datas Início e Locais
Avaliações





























