Inteligência Emocional – Gestão Emocional na vida pessoal e profissional | 40h
Desenvolvimento pessoalPedido de mais Informações
Sobre o Curso
O conceito de inteligência emocional é recente na Psicologia, porém tem recebido um enorme destaque. Principalmente na área profissional, onde é visto como uma das soft skills (habilidade comportamental) mais valorizada.
As descobertas sobre esta temática têm sido usadas nas organizações para selecionar e desenvolver as capacidades dos seus colaboradores- criando melhores líderes. Também na comunidade escolar é um conceito valorizado. Pois vai permitir a criação de uma maior harmonia entre a comunidade escolar e as famílias, havendo uma melhoria nas suas relações.
Esta capacidade vai relacionar-se com outras, como a perceção, a expressão e a regulação emocional no próprio e nos outros. O que permite usar as emoções para motivar, planear, atingir objetivos, para a resolução de problemas, mas também para regular os nossos próprios comportamentos.
Informações
Formação em regime de Ensino a Distância online (E-learning). A formação funciona em modo assíncrono, podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura dentro do prazo da formação. A formação desenvolve-se ao longo de 4 semanas, estando organizado em 7 módulos sequenciais. Considera-se que os formandos terão uma carga de trabalho total de 40 Horas.
Destinatários
- Todos os interessados perceber o que é a inteligência emocional e/ou que pretendem aprender a desenvolvê-la.
Pré-requisitos
- Ligação à Internet
- Acesso à Plataforma Colaborativa de Aprendizagem – Moodle
Certificação
No final da formação é emitido um certificado de formação através da plataforma SIGO.
A Traininghouse é entidade certificada pela Dgert. Por favor, consulte os esclarecimentos em baixo e confirme os nossos certificados de homologação no rodapé da nossa página.
Objectivos
Objetivos Gerais
No final desta ação de formação, os formandos deverão ser capazes de:
- Compreender o conceito de inteligência emocional;
- Perceber a sua importância e aplicação no mercado de trabalho e na vida pessoal;
- Aprender a desenvolver a inteligência emocional.
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - O Conceito de Inteligência Emocional
- O conceito de Inteligência Emocional;
- Diferença entre QI e QE;
- A importância da Inteligência Emocional na vida pessoal e profissional;
- O conceito de emoções;
Módulo 2 - As emoções e os Modelos de Inteligência Emocional
- As componentes das emoções;
- As emoções primárias e secundárias;
- O funcionamento do cérebro;
- Modelos de Inteligência Emocional;
- Empatia e Compaixão.
Módulo 3 - Perceção Emocional
- Emoções na Expressão Facial e Linguagem Corporal;
- Percecionar Emoções;
- Emoções e Sensações;
- Treino da Perceção Emocional;
- Treino da Atenção Plena- Mindfulness;
- Meditação da Respiração;
- Perceção Emocional e Empatia.
Módulo 4 - Facilitação Emocional do Pensamento
- Focar a atenção para o que é importante;
- Gerar emoções para auxiliar no raciocínio e memória sobre os sentimentos;
- Gerar emoções para alterar o humor entre o otimismo e pessimismo;
- Habilidade para ajustar o humor à tarefa.
Módulo 5 - Compreensão Emocional
- Denominar Emoções;
- Compreender Emoções;
- Compreender Causas e Consequências;
- Interpretações Universais;
- Compreender as causas;
- Questões para compreender as emoções;
- Tomada de consciência da interpretação na avaliação da situação.
Módulo 6 - Gestão Emocional
- Inteligência Emocional e a Comunicação;
- Inteligência emocional na comunicação verbal e não- verbal;
- Regulação Emocional;
- Atenção Plena/ Respiração Consciente;
- Antecipação de Situações;
- Alterar o foco da atenção;
- Reavaliação Cognitiva;
- Resolução de problemas;
- Escuta Ativa;
- Meta-momento.
Módulo 7 - Inteligência Emocional em Diferentes Contextos
- Inteligência Emocional em casa
- Inteligência Emocional no trabalho
Metodologias
Metodologias e Técnicas de Formação
Todo o curso decorre de forma assíncrona na plataforma Moodle. A ação é dinamizada através de uma tutoria ativa através do fórum de discussão e de uma interação diversificada possibilitada pela plataforma (fóruns, vídeos, atividades interativas, hiperligações, por exemplo).
Em cada módulo são disponibilizados todos os recursos que o formando deve consultar e estudar de forma a realizar com sucesso todas as atividades propostas. As atividades podem ser realizadas de acordo com a sua disponibilidade, não havendo hora marcada, contudo, dentro do tempo indicado em cronograma que é previamente disponibilizado.
O curso possui fóruns de discussão em que o formando participa nos debates propostos, podendo também criar tópicos.
Critérios e Metodologia de Avaliação
A avaliação pode ser diagnóstica, formativa ou sumativa, sendo baseada nas atividades propostas em cada módulo que podem consistir em questões no fórum de discussão, e-atividades diversificadas (conteúdo interativos, exercício práticos, atividades formativas, etc), trabalhos ou testes.
As notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.
No acesso à plataforma, é disponibilizado o plano de organização e avaliação do curso que indica inequivocamente todas as atividades a realizar, o tipo de avaliação, bem como a respetiva ponderação.
No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação de forma a aferir a qualidade da mesma segundo vários parâmetros.
Detalhes
- 7 Módulos
- E-learning
- Desenvolvimento pessoal
-
Assíncrono (via Moodle)
Formação Contínua - Informações adicionais
- Duração de 4 semanas
Datas Início e Locais
Avaliações





























