Melhoria Contínua nas Organizações | 40h
Um dos objetivos da Qualidade sempre se resumiu à melhoria contínua de produtos e serviços.
É sob esta ótica que a TrainingHouse surge com o presente curso, que se caracteriza por ser de interesse e utilidade transversal a todas as atividades laborais, quer estas se situem no domínio da indústria, do comércio ou mesmo dos serviços. Serão aqui abordadas algumas metodologias de melhoria contínua, mais usuais nas organizações, e que permitem melhorar os processos internos, criando procedimentos eficazes, com vista à maior satisfação, tanto de colaboradores, como dos Clientes.
Destinatários
- Quadros de empresas com responsabilidades na implementação, gestão e avaliação de sistemas de gestão da qualidade;
- Profissional que exerçam ou pretendam exercer funções na área da qualidade;
- Gestores e lideres interessados em desenvolver programas de Melhoria Contínua.
Certificação
O formando terá acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com a portaria nº474/2010 através do SIGO.
A Traininghouse é entidade certificada pela Dgert. Consulte os nossos certificados no rodapé do site.
Objetivos
- Interpretar o conceito de qualidade
- Enumerar os princípios da qualidade
- Analisar o propósito da melhoria contínua
- Identificar os benefícios da implementação da melhoria contínua numa organização
- Aplicar documentos/formulários aos diferentes departamentos das organizações
- Interpretar a metodologia Lean Six Sigma (DMAIC)
- Enumerar os passos a seguir na metodologia KAIZEN e ciclo PDCA
- Explanar a metodologia 5s como ferramenta específica para organização dos postos de trabalho
PROGRAMA
-
Módulos Conteúdos Módulo 1 – Melhoria contínua. O ciclo PDCA. Aplicação prática de documentos na organização
-Conceito de qualidade – Princípios de gestão da qualidade
– O âmbito e propósito da melhoria contínua
– Benefícios da implementação da melhoria contínua
– Ciclo PDCA
– Aplicação prática de documentos relevantes nos processos de uma organização (recursos humanos, formação, produção, qualidade, entre outros)
Módulo 2 – Metodologias Lean; Six Sigma (DMAIC); etodologia KAIZEN; Metodologia 5S’s – Metodologias de trabalho aplicáveis à melhoria contínua – Metodologia Lean
– Metodologia Six Sigma (DMAIC)
– Metodologia KAIZEN
– Metodologia 5S’s
Curso em regime de Ensino a Distância online (E-learning).
O Curso desenvolve-se ao longo de 3 semanas.
Metodologias de Formação
Todo o Curso decorrerá em regime de Ensino a Distância online (E-learning), na Plataforma Informática Moodle da Traininghouse, Lda., através de uma tutoria ativa e permanente., o que permite ao Formando ler, refletir e analisar a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes.
Em cada Módulo será criado um Fórum de Discussão moderado pelo Formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o Curso. Nestes espaços, o Formador lançará desafios/ perguntas aos Formandos, a que estes devem responder com base nos diferentes recursos disponibilizadas pelo Formador, informação recolhida pelos próprios Formandos (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais.
No final do Módulo 1 e no final do Curso, o Formador disponibiliza aos Formandos E-atividades (E-atividade Formativa e E-atividade Final, respetivamente) que estes devem realizar no prazo proposto e submeter no local indicado da Plataforma Informática Moodle. O módulo 2 funciona da mesma forma que o Módulo 1.
A leitura e a reflexão individual deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o Formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso as E-atividades programadas.
O acompanhamento a prestar pelo Formador é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através dos Fóruns de Discussão abertos nos diferentes Módulos.
Critérios e Metodologia de Avaliação
Uma componente de Avaliação Contínua, realizada ao longo do Curso e baseada na pertinência, relevância e oportunidade da participação de cada Formando nos Fóruns de discussão e na realização da E-atividade Formativa proposta;
Uma componente de Avaliação Final, baseada na realização de uma E-atividade Final que assumirá a forma de um Teste Online, realizado individualmente e submetido dentro do prazo previamente estabelecido.
Todas as notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Consideram-se com aproveitamento no Curso os Formandos que obtiverem uma classificação mínima de 10 valores
Locais e Datas de Início
- Todo o país08-06-2022
- Todo o país29-06-2022
Duração e Formato
- Duração 40h
- Formato E-Learning