Necessidades Educativas Especiais | 40h
A educação é um direito fundamental de cada criança ou jovem, devendo ser um fator de coesão e procurar ter em conta a diversidade e o respeito pelos indivíduos e pelos grupos. Deste modo, com vista a responder de forma mais apropriada e eficaz às especificidades das crianças com necessidades educativas especiais torna-se importante a presente formação com vista a capacitar os seus participantes para uma prática mais inclusiva.
Pretende-se com este curso desenvolver competências que permitam capacitar os formandos no processo educativo/formativo de crianças e jovens, em idade pré-escolar e escolar, assim como dotar os formandos em termos técnicos e científicos quer em termos de formação pessoal e inter-relacionamento com a sociedade em geral.
Destinatários
Auxiliares de educação infantil, técnicos de saúde, familiares de crianças e/ou jovens com necessidades educativas especiais, educadores, docentes, docentes de educação especial, psicólogos, sociólogos e técnicos de reabilitação e saúde. Todos os interessados no tema.
Certificação
O formando terá acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com aportaria nº474/2010 através do SIGO.
A Traininghouse é entidade certificada pela Dgert. Consulte os nossos certificados no rodapé do site.
Objetivos
- Definir o conceito de educação;
- Nomear o conceito de necessidades educativas especiais;
- Estruturar a educação inclusiva;
- Identificar os princípios orientadores da educação inclusiva;
- Distinguir normalização, integração e inclusão;
- Descrever os procedimentos de referenciação e de avaliação de alunos com necessidades educativas especiais;
- Nomear algumas das problemáticas específicas mais frequentes;
- Usar estratégias pedagógicas junto das crianças e/ou jovens com necessidades educativas especiais;
- Determinar a importância da família e da comunidade educativa na integração de portadores de necessidades educativas especiais;
- Determinar práticas importantes para a integração de crianças e/ou jovens com necessidades educativas especiais.
- Analisar as abordagens espelhadas no decreto – lei 54/2018
- Conhecer a abordagem multinível
- Entender a constituição da equipa multidisciplinar e suas funções
- Reconhecer quais as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão adequadas e respetivo processo de identificação e de monitorização
Programa
Módulos | Conteúdos | Nº horas* | |||
AE | S | T | P | ||
1 |
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12 | |||
2 |
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8h | |||
3 | · Problemáticas específicas mais frequentes | 10 | |||
4 |
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10 | |||
* AE – Autoestudo; S – Síncrona; T – Teórica; P – Prática
Carga horária total |
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40h |
Curso em regime de Ensino a Distância online (E-learning). O curso funciona em modo assíncrono, podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura dentro do prazo do curso. O Curso desenvolve-se ao longo de 4 semanas, totalizando uma carga horária de 40h.
Metodologias de Formação
Todo o Curso decorrerá em regime de Ensino a Distância online (E-learning), preferencialmente assíncrono, na Plataforma Informática Moodle da Traininghouse, Lda., através de uma tutoria ativa e permanente, o que permite ao Formando ler, refletir e analisar a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes.
O Curso apoiar-se-à nas interações diversificadas possibilitadas pela Plataforma Informática Moodle (Fóruns, Decisões, Testes, Vídeos, Hiperligações, entre outras). Em cada Módulo será criado um Fórum de Discussão moderado pelo Formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o Curso. Nestes espaços, o Formador lançará desafios/perguntas aos Formandos, a que estes devem responder com base nos diferentes recursos disponibilizados pelo Formador, informação recolhida pelos próprios Formandos (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais.
No final do Módulo 1 e no final do Curso, o Formador disponibiliza aos Formandos E-atividades (E-atividade Formativa e E-atividade Final, respetivamente) que estes devem realizar no prazo proposto e submeter no local indicado da Plataforma Informática Moodle. A leitura e a reflexão individual deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o Formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso as E-atividades programadas.
O acompanhamento a prestar pelo Formador é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através dos Fóruns de Discussão abertos nos diferentes Módulos.
Critérios e Metodologia de Avaliação
O curso é avaliado de forma contínua e formativa. Esta avaliação é realizada ao longo do curso, baseada na pertinência, relevância e oportunidade da participação de cada Formando nos Fóruns de Discussão e na realização da E-atividades propostas que podem assumir a forma de testes ou trabalhos.
Locais e Datas de Início
- Todo o país02-06-2022
- Todo o país30-06-2022
Duração e Formato
- Duração 40h
- Formato E-Learning