Psicologia Forense | 50h
PsicologiaPedido de mais Informações
Sobre o Curso
O campo da Psicologia Forense tem vindo a expandir-se, especialmente desde a década de 70. No entanto, a sua história parece ter tido os seus primeiros sinais no final do século XIX, quando J. Mckeen Cattell conduziu uma simples experiência sobre a veracidade dos testemunhos, na Universidade Columbia, em Nova York. Após ter questionado os seus alunos sobre o estado do tempo da semana anterior, Cattell obteve uma enorme variedade de respostas, e notou que até os alunos que deram as respostas erradas mantinham-se convictos de que as suas respostas estavam corretas. Subsequentemente, Cattell dedicou a sua investigação ao estudo aprofundado da memória e dos testemunhos. Numerosos psicólogos deram seguimento a investigações neste campo e rapidamente alargaram-se para outras problemáticas que, atualmente, são conhecidas na área da psicologia forense, nomeadamente: deteção de mentiras; delinquência juvenil; desistência do crime; vitimologia; link entre doença mental e o crime; entre outras.
De modo que, atualmente, com a crescente produção de conhecimento científico relativo à psicologia forense e a sua aplicação nos mais diversos contextos e populações, notou-se uma necessidade em sintetizar e explorar a mesma no decorrer do presente curso, de forma a beneficiar os profissionais interessados neste campo.
Informações
Formação em regime de Ensino a Distância online (E-learning). A formação funciona em modo assíncrono, podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura dentro do prazo da formação. A formação desenvolve-se ao longo de 5 semanas, estando organizado em 5 módulos sequenciais. Considera-se que os formandos terão uma carga de trabalho total de 50 Horas.
Destinatários
- Esta formação destina-se aos profissionais na área da Saúde Mental e/ou a exercer no Sistema de Justiça, que pretendam adquirir, atualizar ou aperfeiçoar os seus conhecimentos na área da Psicologia Forense.
Pré-requisitos
-
Os formandos deverão ter:
– Idade igual ou superior aos 18 anos;
– Habilitações literárias, ou certificado de formação profissional, ao nível do 9º ano.
Certificação
- No final da formação é emitido um certificado de formação através da plataforma SIGO.
- A Traininghouse é entidade certificada pela Dgert. Por favor, consulte os esclarecimentos em baixo e confirme os nossos certificados de homologação no rodapé da nossa página.
Objectivos
Objetivos Gerais
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:
– Identificar o papel do psicólogo no contexto forense;
– Nomear as principais estratégias de intervenção psicológica;
– Compreender a psicopatologia da vítima e dos ofensores.
Objetivos Específicos
No final desta ação de formação, os formandos deverão ser capazes de:
– Identificar e descrever as principais funções e contextos do psicólogo forense;
– Esquematizar a ligação entre a doença mental e o comportamento criminal;
– Refletir de forma crítica sobre o papel da psicologia no Sistema de Justiça;
– Desenvolver e distinguir planos intervenção psicológica forense para vítimas e agressores;
– Estimar a veracidade de testemunhos.
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - Contextos e Áreas de Intervenção do Psicólogo Forense
Módulo 2 - Delinquência Juvenil
Módulo 3 - Comportamento Desviante e Criminal
Módulo 4 - Vítimas
Módulo 5 - Psicologia do Testemunho
Metodologias
Metodologias e Técnicas de Formação
Todo o curso decorre de forma assíncrona na plataforma Moodle. A ação é dinamizada através de uma tutoria ativa através do fórum de discussão e de uma interação diversificada possibilitada pela plataforma (fóruns, vídeos, atividades interativas, hiperligações, por exemplo).
Em cada módulo são disponibilizados todos os recursos que o formando deve consultar e estudar de forma a realizar com sucesso todas as atividades propostas. As atividades podem ser realizadas de acordo com a sua disponibilidade, não havendo hora marcada, contudo, dentro do tempo indicado em cronograma que é previamente disponibilizado.
O curso possui fóruns de discussão em que o formando participa nos debates propostos, podendo também criar tópicos.
Critérios e Metodologia de Avaliação
A avaliação pode ser diagnóstica, formativa ou sumativa, sendo baseada nas atividades propostas em cada módulo que podem consistir em questões no fórum de discussão, e-atividades diversificadas (conteúdo interativos, exercício práticos, atividades formativas, etc), trabalhos ou testes.
As notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.
No acesso à plataforma, é disponibilizado o plano de organização e avaliação do curso que indica inequivocamente todas as atividades a realizar, o tipo de avaliação, bem como a respetiva ponderação.
No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação de forma a aferir a qualidade da mesma segundo vários parâmetros.
Detalhes
- 5 Módulos
- E-learning
- Psicologia
-
Assíncrono (via Moodle)
Formação Contínua - Informações adicionais
- Duração de 4 semanas
Datas Início e Locais
Avaliações





























