Técnicas de Negociação | 40h
As empresas estão nos dias de hoje cada vez mais preocupadas com os processos de aprendizagem na área da negociação, com a necessidade de reciclagem periódica sobre o tema, e a busca de uma melhor otimização dos resultados obtidos.
A nova dinâmica do mercado e da economia forçará todas as empresas a melhorar, cada vez mais, a eficiência das suas negociações.
Destinatários
- Pessoas que exerçam, ou que esperem vir a exercer, atividades profissionais que careçam de competências ao nível da negociação e persuasão, nomeadamente na área comercial ou afins.
Pré-requisitos
- Para a frequência do curso, é exigido que o formando tenha acesso a um computador com ligação à internet e um browser.
Certificação
- No final da formação é emitido um certificado de formação através da plataforma SIGO.
- Este curso é certificado pela DGERT. Por favor, consulte os esclarecimentos em baixo e confirme os nossos certificados de homologação no rodapé da nossa página.
Objetivos Gerais
O curso tem como objetivo dotar os formandos de um conjunto de conhecimentos e técnicas que permitem participar com sucesso em processos de negociação comercial com Clientes.
– Identificar os estilos de influência;
– Estabelecer pontos de vista polémicos e defender as suas ideias;
– Influenciar de forma construtiva, contornando atitudes defensivas e bloqueadoras;
– Desenvolver técnicas de argumentação em diferentes contextos profissionais;
– Mostrar técnicas de negociação.
Programa
MÓDULO 1 – O que é negociar? (6 horas)
– Aspetos fundamentais da negociação
– Estilos de negociação
– Tipos de negociação
– Tipos de negociadores
– Estratégias
– Táticas
– Comunicação
– Linguagem
– Assertividade
MÓDULO 2 – Fases da Negociação (4 horas)
– Preparação
– Construção da relação
– Recolha de informação
– Debate
– Proposta
– Fecho
– Implementação
MÓDULO 3 – O perfil do negociador (4 horas)
– O mito do negociador nato
– Como desenvolver competências negociais
– Autodiagnóstico e avaliação
MÓDULO 4 – Processo Comunicacional (6 horas)
– A Linguagem
– Técnicas de expressão
– Retórica e persuasão
– Escuta ativa
MÓDULO 5 – Técnicas facilitadoras da comunicação, do relacionamento interpessoal e da gestão da relação (6 horas)
– Rigor/objetividade
– Eficácia e assertividade
– Empatia e disponibilidade
– Capacidade de delegar, acompanhar e controlar
– Recolher contributos de todos
– Resolução de conflitos e de situações de ansiedade
MÓDULO 6 – Técnicas de fecho (4 horas)
– Resposta a objeções
– Preparação do fecho da negociação
– O acordo
– Acompanhamento (curto, médio e longo-prazo)
MÓDULO 7 – Fases do ciclo de uma venda (6 horas)
– Ciclo de uma venda
– Identificação das motivações e necessidades
MÓDULO 8 – Role Play e Avaliação Final (4 horas)
– Role Play
– Avaliação Final
Formação em regime de Ensino a Distância online (E-learning). A formação funciona em modo assíncrono, podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura dentro do prazo da formação. A formação desenvolve-se ao longo de 4 semanas, estando organizado em 8 módulos sequenciais. Considera-se que os formandos terão uma carga de trabalho total de 40 Horas.
Metodologias de formação
Sendo o presente curso ministrado em formato e-learning, serão disponibilizados aos formandos o manual de formação e os respetivos diapositivos, além de eventual documentação de apoio.
A matéria teórica presente nestes documentos, que deve ser assimilada pelos formandos, será acompanhada de casos práticos e/ou exercícios para complementar e colocar em prática os conteúdos lecionados, dando ênfase às questões mais importantes e motivando os formandos para o autoestudo e para a experimentação. Nos fóruns de discussão serão colocadas questões para reflexão e discussão entre todos.
Em cada módulo será criado um ou mais Fóruns de Discussão moderados pela formadora e que permanecerão abertos durante o restante curso. Em cada módulo, o formador disponibiliza aos formandos E-atividades, de tipos diversos, que devem ser realizadas dentro do prazo proposto em cronograma.
O acompanhamento a prestar pelo formador é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através dos Fóruns de Discussão abertos nos diversos módulos e através do Sistema de Mensagens Pessoais disponível na Plataforma Informática Moodle.
Critérios e Metodologias de avaliação
O curso é avaliado de forma contínua, formativa e sumativa. Esta avaliação é realizada ao longo do Curso, baseada na pertinência, relevância e oportunidade da participação de cada Formando nos Fóruns de Discussão e na realização da E-atividades propostas que podem assumir a forma de testes ou trabalhos.
Locais e Datas de Início
- Todo o país02-06-2022
- Todo o país30-06-2022
Duração e Formato
- Duração 40 horas
- Formato E-Learning