Técnico Auxiliar de Ação Educativa | 200h
Proteção de Crianças e JovensPedido de mais Informações
Sobre o Curso
O curso de Auxiliar de Ação Educativa pretende capacitar os formandos para o acompanhamento de crianças em idade pré-escolar, em contexto individual e/ou de grupo.
Informações
Formação a distância (regime e-Learning) O Curso “Auxiliar de Ação Educativa desenvolve-se ao longo de 3 meses, estando organizado em 9 Módulos, sequenciais (130h). Culmina com a realização de um trabalho final e/ou estágio com a duração de 70h. Assim sendo, estima-se uma carga de trabalho de aproximadamente 14,5 Horas por Módulo.
Destinatários
O presente curso é dirigido a indivíduos com qualificação igual ou superior ao 9º ano, que pretendem desenvolver competências chave para aceder a uma carreira na área de ação educativa.
Certificação
O formando terá acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com aportaria nº474/2010 através do SIGO.
A Traininghouse é entidade certificada pela Dgert. Consulte os nossos certificados no rodapé do site.
Modalidade de Formação
Formação inicial
Saída Profissional
Com este curso os formandos ficam dotados de competências pedagógicas na área da ação educativa.
Objectivos
Objetivos
- Conhecer as diferentes fases do desenvolvimento infantil;
- Compreender a importância da comunicação e da afetividade na relação pedagógica;
- Identificar as funções do Auxiliar de Ação Educativa;
- Identificar procedimentos de primeiros socorros a crianças de acordo com a problemática;
- Caracterizar as diferentes Necessidades Educativas Especiais;
- Compreender a importância das diferentes Expressões;
- Identificar técnicas e materiais das diferentes Expressões;
- Conhecer as caraterísticas e funções dos diferentes espaços pedagógicos;
- Nomear cuidados de higiene, saúde e segurança.
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - Psicologia do Desenvolvimento Infantil e Desenvolvimento Infantil
- Definição de Psicologia do Desenvolvimento e do Desenvolvimento Infantil
- As diferentes àreas do desenvolvimento infantil
- Os diferentes autores do desenvolvimento infantil
- Desenvolvimento infantil segundo Piaget
Módulo 2 - Comunicação e Relação eficaz com crianças
- O processo de comunicação
- Comunicação Positiva
- Relacionamento Interpessoal
- Comunicação e Relação Pedagógicas
Módulo 3 - O papel do auxiliar de ação educativa
- O perfil do Auxiliar de Ação Educativa
- Competências do Auxiliar de Ação Educativa
Módulo 4 - Primeiros Socorros
- Enquadramento Teórico
- Primeiros socorros – Como proceder?
- Suporte Básico de Vida Pediátrico
Módulo 5 - Necessidades Educativas Especiais
- NEE –Enquadramento Teórico
- Caracterização das NEE
- Autismo
- PHDA
- Deficiência (motora, mental, visual, auditiva)
- Paralisia Cerebral
- Doenças crónicas
Módulo 6 - Expressão Plástica e Musical
- A importâncias das Expressões Plástica e Musical
- Materiais e Técnicas
Módulo 7 - Expressão Corporal e Dramática
- A importâncias das Expressões Corporal e Dramática
- Materiais e Técnicas
Módulo 8 - Espaços, materiais e equipamentos
- Espaços Pedagógicos- Caraterísticas e Funções
- Materiais
Módulo 9 - Higiene Saúde e Segurança da Criança
- Cuidados de Higiene na Criança
- Conforto e Segurança da Criança
- Problemas de saúde comuns na infância
Módulo 10 - Trabalho Final ou Estágio
- Elaboração de um Trabalho Final ou Realização de um estágio prático (opcional)
Metodologias
Metodologias e Técnicas de Formação
Todo o curso decorre de forma assíncrona na plataforma Moodle. A ação é dinamizada através de uma tutoria ativa através do fórum de discussão e de uma interação diversificada possibilitada pela plataforma (fóruns, vídeos, atividades interativas, hiperligações, por exemplo).
Em cada módulo são disponibilizados todos os recursos que o formando deve consultar e estudar de forma a realizar com sucesso todas as atividades propostas. As atividades podem ser realizadas de acordo com a sua disponibilidade, não havendo hora marcada, contudo, dentro do tempo indicado em cronograma que é previamente disponibilizado.
O curso possui fóruns de discussão em que o formando participa nos debates propostos, podendo também criar tópicos.
Critérios e Metodologia de Avaliação
A avaliação pode ser diagnóstica, formativa ou sumativa, sendo baseada nas atividades propostas em cada módulo que podem consistir em questões no fórum de discussão, e-atividades diversificadas (conteúdo interativos, exercício práticos, atividades formativas, etc), trabalhos ou testes.
As notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.
No acesso à plataforma, é disponibilizado o plano de organização e avaliação do curso que indica inequivocamente todas as atividades a realizar, o tipo de avaliação, bem como a respetiva ponderação.
No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação de forma a aferir a qualidade da mesma segundo vários parâmetros.
Detalhes
- 10 Módulos
- E-learning
- Proteção de Crianças e Jovens
-
Assíncrono (via Moodle)
Com estágio
Curso Profissional
Formação Inicial
Cursos com desconto - Informações adicionais
- Duração de 3 meses
- Pagamento em prestação
- Possibilidade de pagamento em prestações (preço de 470€)