Técnico Auxiliar de Ação Educativa | 200h
Proteção de Crianças e JovensPedido de mais Informações
Sobre o Curso
O curso de Auxiliar de Ação Educativa pretende capacitar os formandos para o acompanhamento de crianças em idade pré-escolar, em contexto individual e/ou de grupo.
Informações
Formação a distância (regime e-Learning) O Curso “Auxiliar de Ação Educativa desenvolve-se ao longo de 3 meses, estando organizado em 9 Módulos, sequenciais (130h). Culmina com a realização de um trabalho final e/ou estágio com a duração de 70h. Assim sendo, estima-se uma carga de trabalho de aproximadamente 14,5 Horas por Módulo.
Destinatários
O presente curso é dirigido a indivíduos com qualificação igual ou superior ao 9º ano, que pretendem desenvolver competências chave para aceder a uma carreira na área de ação educativa.
Certificação
O formando terá acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com aportaria nº474/2010 através do SIGO.
A Traininghouse é entidade certificada pela Dgert. Consulte os nossos certificados no rodapé do site.
Modalidade de Formação
Formação inicial
Saída Profissional
Com este curso os formandos ficam dotados de competências pedagógicas na área da ação educativa.
Objectivos
Objetivos
- Conhecer as diferentes fases do desenvolvimento infantil;
- Compreender a importância da comunicação e da afetividade na relação pedagógica;
- Identificar as funções do Auxiliar de Ação Educativa;
- Identificar procedimentos de primeiros socorros a crianças de acordo com a problemática;
- Caracterizar as diferentes Necessidades Educativas Especiais;
- Compreender a importância das diferentes Expressões;
- Identificar técnicas e materiais das diferentes Expressões;
- Conhecer as caraterísticas e funções dos diferentes espaços pedagógicos;
- Nomear cuidados de higiene, saúde e segurança.
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - Psicologia do Desenvolvimento Infantil e Desenvolvimento Infantil
- Definição de Psicologia do Desenvolvimento e do Desenvolvimento Infantil
- As diferentes àreas do desenvolvimento infantil
- Os diferentes autores do desenvolvimento infantil
- Desenvolvimento infantil segundo Piaget
Módulo 2 - Comunicação e Relação eficaz com crianças
- O processo de comunicação
- Comunicação Positiva
- Relacionamento Interpessoal
- Comunicação e Relação Pedagógicas
Módulo 3 - O papel do auxiliar de ação educativa
- O perfil do Auxiliar de Ação Educativa
- Competências do Auxiliar de Ação Educativa
Módulo 4 - Primeiros Socorros
- Enquadramento Teórico
- Primeiros socorros – Como proceder?
- Suporte Básico de Vida Pediátrico
Módulo 5 - Necessidades Educativas Especiais
- NEE –Enquadramento Teórico
- Caracterização das NEE
- Autismo
- PHDA
- Deficiência (motora, mental, visual, auditiva)
- Paralisia Cerebral
- Doenças crónicas
Módulo 6 - Expressão Plástica e Musical
- A importâncias das Expressões Plástica e Musical
- Materiais e Técnicas
Módulo 7 - Expressão Corporal e Dramática
- A importâncias das Expressões Corporal e Dramática
- Materiais e Técnicas
Módulo 8 - Espaços, materiais e equipamentos
- Espaços Pedagógicos- Caraterísticas e Funções
- Materiais
Módulo 9 - Higiene Saúde e Segurança da Criança
- Cuidados de Higiene na Criança
- Conforto e Segurança da Criança
- Problemas de saúde comuns na infância
Módulo 10 - Trabalho Final ou Estágio
- Elaboração de um Trabalho Final ou Realização de um estágio prático (opcional)
Metodologias
Metodologias de formação
Todo o Curso decorrerá em regime de ensino a distância online (E-learning), assíncrono (isto é, sem sessões com hora marcada), na Plataforma Informática Moodle, através de uma tutoria ativa e permanente, o que permite ao Formando ler, refletir e analisar a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes.
O Curso apoia-se nas interações diversificadas possibilitadas pela Plataforma Informática Moodle (Fóruns, Decisões, Testes, Vídeos, Hiperligações, entre outras). Em cada Módulo é criado um Fórum de Discussão moderado pelo Formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o Curso. Nestes espaços, o Formador lança desafios/perguntas aos Formandos, a que estes devem responder com base nos diferentes recursos disponibilizados, informação recolhida pelos próprios Formandos (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais.
Em cada módulo, o Formador disponibiliza E-atividades que estes devem realizar no prazo proposto e submeter no local indicado da Plataforma Informática Moodle. A leitura e a reflexão individual deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o Formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso as E-atividades programadas.
O acompanhamento a prestar pelo Formador é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através dos Fóruns de Discussão abertos nos diversos Módulos e através do Sistema de Mensagens Pessoais disponível na Plataforma Informática Moodle
Critérios e Metodologias de avaliação
O curso é avaliado de forma contínua e formativa. Esta avaliação é realizada ao longo do Curso, baseada na pertinência, relevância e oportunidade da participação de cada Formando nos Fóruns de Discussão e na realização da E-atividades propostas que podem assumir a forma de testes ou trabalhos.
Detalhes
- 10 Módulos
- E-learning
- Proteção de Crianças e Jovens
-
Assíncrono (via Moodle)
Com estágio
Curso Profissional - Informações adicionais
- Duração de 3 meses
Datas e Locais
Avaliações





























