Técnico Superior de Segurança no Trabalho E-Learning Nível VI | 540h
Vantagens de fazer a formação com a Traininghouse
- Formação homologada pela ACT e com emissão de certificado através do SIGO;
- Dedutível em 30% nas despesas de IRS;
- Horário flexível, ao seu ritmo, sem necessidade de deslocações;
- Conteúdos disponíveis 24h/dia em qualquer local;
- Plataforma de formação à distância de fácil utilização;
- Preço competitivo e pagamento em prestações;
- Qualidade comprovada através de críticas reais de clientes: veja aqui
- Envio do certificado original via CTT
Destinatários
Todos os detentores de curso superior que pretendem exercer as funções de Técnico Superior de Segurança no Trabalho.
Certificação
Este curso é homologado pela ACT conferindo aos formandos o Grau de Técnico Superior de Segurança no Trabalho – nível VI.
Após a frequência do curso com aproveitamento é emitido o Título Profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho pela ACT. Veja aqui os procedimentos para pedido do Título.
Objetivos Gerais
Pretende-se que no final do curso de formação, os formandos tenham adquirido as competências necessárias ao exercício da profissão de Técnico Superior de Segurança no Trabalho
Carga horária total
O curso tem a duração de 540h, sendo composto por uma componente teórico-modular com um total de 420 horas totalmente à distância e uma componente prática em contexto real de trabalho, com a duração de 120h horas, distribuídas por:
- 140h – formação sócio-cultural;
- 280h – científico-tecnológico;
- 120h – formação em contexto real de trabalho.
Modalidade de Formação
Trata-se de formação inicial conferindo o acesso à atividade de Técnico Superior de Segurança no Trabalho.
Forma de organização da formação
A formação está organizada no formato E-Learning, com sessões à distância. As sessões à distância decorrem no formato assíncrono, podendo o formando aceder à plataforma para resolver as atividades propostas em qualquer horário dentro do prazo estipulado
Programa
1 – Concepção e Gestão da Formação
2 – Legislação, Regulamentos e Normas de SHST
3 – Higiene no Trabalho
4 – Psicossociologia do Trabalho
5 – Organização de Emergência
6 – Noções de Estatística e Fiabilidade
7 – Gestão das Organizações
8 – Segurança no Trabalho
9 – Ergonomia
10 – Avaliação dos Riscos Profissionais
11 – Controlo dos Riscos
12 – Técnicas de Inf., Com. E Negociação
13 -Gestão da Prevenção
14 – Prática em Contexto de Trabalho
Objetivos Específicos
- Desenvolver as atividades de prevenção e proteção contra riscos profissionais;
- Coordenar as atividades de prevenção e proteção contra riscos profissionais;
- Controlar as atividades de prevenção e proteção contra riscos profissionais;
- Dominar a gestão das atividades de segurança, higiene e saúde no trabalho;
- Identificar e avaliar riscos presentes e potenciais nas atividades laborais, permitindo operar ações de prevenção adequadas;
- Identificar, conhecer, interpretar os pontos essenciais da regulamentação e legislação específica da área;
- Preparar, coordenar e lecionar ações de formação e informação na área em causa;
- Dar a conhecer metodologias próprias que permitam as empresas envolver todos os colaboradores numa nova atitude associada ao comportamento de (não) risco.
Metodologias de formação
Toda a Componente Teórico-Modular do Curso decorrerá em regime de ensino a distância online (E-learning), preferencialmente assíncrono, na Plataforma Informática Moodle da Traininghouse, Lda., através de uma tutoria ativa e permanente, o que permite ao Formando ler, refletir e analisar a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes.
A Componente Teórico-Modular do Curso apoiar-se-á nas interações diversificadas possibilitadas pela Plataforma Informática Moodle (Fóruns, Decisões, Testes, Vídeos, Hiperligações, entre outras).
Em cada Módulo será criado um Fórum de Discussão moderado pelo Formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o Curso. Nestes espaços, o Formador lançará desafios/perguntas aos Formandos, a que estes devem responder com base nos diferentes recursos disponibilizados pelo Formador, informação recolhida pelos próprios Formandos (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais.
No decorrer e no final de cada Módulo o Formador disponibiliza aos Formandos E-actividades (E-actividades Formativas e E-actividade Final, respectivamente) que estes devem realizar no prazo proposto e submeter no local indicado da Plataforma Informática Moodle.
A leitura e a reflexão individual deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o Formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso as E-actividades programadas.
O acompanhamento a prestar pelo Formador é activo e permanente, sendo preferencialmente feito através dos Fóruns de Discussão abertos nos diversos Módulos e através do Sistema de Mensagens Pessoais disponível na Plataforma Informática Moodle.
Os Formandos que desejem poder vir a requerer e a obter Título Profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho junto da Entidade Certificadora, a Autoridade para as Condições do Trabalho, devem, após a Componente Teórico-Modular, realizar uma Componente Prática em Contexto Real de Trabalho com a duração total de 120 horas. Este período corresponde a um estágio efetivo numa Empresa/Instituição acolhedora, no final do qual os estudantes elaboram um Trabalho Final escrito. Depois de elaborado e aprovado o aluno realiza a sua defesa Online, em Sessão Síncrona de Web conferência.
Para mais informações sobre a obtenção do Título Profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho deve ser consultada a Lei n.º 42/2012, de 28 de agosto.
Critérios e Metodologia de Avaliação
A avaliação deve assumir um carácter de prova de desempenho profissional baseado nas atividades do Perfil Profissional visado, devendo avaliar os conhecimentos e as competências mais significativas adquiridos nas diferentes componentes de Formação.
A Avaliação de cada Módulo, feita em regime de E-learning, assenta em duas componentes:
- Componente de Avaliação Contínua (60% da Nota Final), realizada ao longo do Módulo e baseada na pertinência, relevância e oportunidade da participação de cada Formando no Fórum de Discussão (30% da Nota Final), bem como na realização individual das E-atividades Formativas propostas (30% da Nota Final);
- Componente de Avaliação Final (40% da Nota Final), baseada na elaboração de uma E-atividade Final, realizada individualmente e submetida dentro do prazo previamente estabelecido.
Deste modo a Classificação Final de um Módulo (CF) é obtida pela seguinte fórmula:
CF= (NFx0,3)+[(NA1+…+NAn)/n x 0,3]+(NAFx0,4)
“NF” é a média das notas obtidas nos Temas do Fórum de Discussão, “NA” as notas nas E-actividades Formativas 1 a n e “NAF” a nota na E-actividade Final.
A Classificação Final da Componente Teórico-Modular é dada pela Média das Notas Individuais dos Módulos, ponderada em função do respetivo número de horas de cada um, de acordo com a fórmula seguinte:
(25xM1+40xM2+25xM3+20xM4+65xM5+25xM6+65xM7+25xM8+25xM9+25xM10+25xM11+30xM12+25xM13) 420
Avaliação da Componente Prática em Contexto Real de Trabalho
O estágio de formação a desenvolver em empresa visa a interligação dos diferentes módulos numa lógica de integração dos saberes teórico-práticos, através do desenvolvimento de atividades direcionadas para o perfil de saída, e culminará num projeto consistente e globalizante que traduzindo o trabalho desenvolvido na empresa, servirá de base para avaliação e discussão perante júri tripartido.
A classificação do Trabalho/Relatório da Componente Prática em Contexto Real de Trabalho e da sua defesa é quantitativa, numa escala de 0 a 20 Valores, tendo um peso de 40% na Classificação final do Curso.
Avaliação Final
Avaliação Final = (60% × Componente Teórico-Modular) + (40% × Componente Prática em Contexto Real de Trabalho)
Considera-se que o Formando obteve aproveitamento no Curso quando a Classificação Final for superior ou igual a 10 Valores. A classificação a inscrever no certificado de formação deverá, nos termos do Manual de Certificação e de acordo com os procedimentos da ACT, fazer referência a APTO, inscrevendo-se igualmente a nota quantitativa apurada na classificação final, de acordo com o exemplo de certificado.
Saída profissional
Estes profissionais poderão desempenhar a sua actividade no contexto de uma equipa pluridisciplinar no âmbito da Segurança, no Trabalho, podendo eventualmente ter atribuições adicionais no âmbito do ambiente e da Qualidade, designadamente no seio de grandes e médias empresas, onde muitas vezes imperam as politicas integradas de gestão da qualidade, segurança e ambiente. Estes profissionais representam essencialmente um papel vocacionado para a concepção/ implementação / gestão de sistemas de higiene e segurança no trabalho, podendo cumulativamente ter um papel operacional ao nível do trabalho de campo.
Com efeito são inúmeras as entidades de acolhimento destes profissionais, quer em empresas de grande e média dimensão, quer ainda empresas que apesar de não possuírem um número elevado de trabalhadores, sejam consideradas empresas que laborem em actividades de risco.
Poderão igualmente integrar equipas pluridisciplinares no âmbito do SHST em empresas de consultadoria bem como empresas de pequena e média dimensão e ou associações em outros organismos vocacionados para o apoio e consultadoria às empresas.
Pré-Inscrição
Procedimentos para formalização da inscrição
A inscrição considera-se formalizada com o pagamento da primeira prestação do curso no valor de 60 euros ou da totalidade (440€) caso pretenda usufruir da promoção em vigor.
O pagamento pode ser efetuado:
- Através de transferência bancária: IBAN: PT50 0010 0000 51056280001 85 BPI (comprovativo a enviar para geral@traininghouse.pt)
O restante valor pode ser pago em prestações
Plano de pagamentos
- 2ª prestação – 220 Euros - 1º mês
- 3ª Prestação - 140 euros - 2º mês
- 4ª Prestação - 130 Euros 3º mês
Ficha de inscrição
Após o pagamento do curso é necessário preencher a ficha de inscrição:
Pode inserir diretamente os dados na nossa ficha de inscrição online clicando aqui
ou utilizar o nosso documento de excel:
Este envio pode ser feito por email para geral@traininghouse.pt . Por favor envie-nos a ficha de inscrição no formato de Excel.
Obtenção do CAP de TSST
Posteriormente, após a finalização do processo e pagamento dos encargos procedimentais (50€ – pagos à entidade ACT e não incluídos no valor do curso) é emitido o Título Profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho pela ACT. Clique aqui para verificar os procedimentos.
Detalhes do Curso
- Todo o país27-02-2019
- Duração 540 horas
- Formato E-Learning