Organização do Trabalho

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A Organização do Trabalho ocupa um papel muito importante  aquando da análise e compreensão de todo o sistema de  trabalho;

Esta pode ser analisa em função da carga de trabalho a que está sujeito o trabalhador e em função da organização do  tempo de trabalho.

Tarefas monótonas e repetitivas:

Estão frequentemente associadas a alterações do estado de saúde, condicionando patologias com riscos cardiovasculares, hipertensão e depressão;

Geram descontentamento por parte dos trabalhadores, o que a curto/médio prazo origina uma redução do desempenho, da satisfação e da realização, com efeitos sobre a produtividade.

Motivação:

Relaciona-se diretamente com a satisfação das necessidades do sujeito;

Essas necessidades podem ser de diferentes tipos, físicas, de segurança, de relacionamento, de realização, de reconhecimento, de responsabilidade de desenvolvimento.

Autonomia:

Representa a possibilidade que um trabalhador tem de poder controlar o método de trabalho ou ordem de execução das tarefas, dentro dos procedimentos estabelecidos;

Permitir um maior nível de autonomia dos trabalhadores permite aumentar o grau de satisfação no trabalho, evitando a saturação.

Ritmo de trabalho:

Representa o tempo que o trabalhador utiliza para executar uma tarefa, devendo ser tido em conta que o ritmo está diretamente associado com esforço que o trabalhador tem de prestar;

Quando um indivíduo sente que não existe modo ou forma de alcançar as exigências estabelecidas pelo ritmo de trabalho, desencadeia-se uma reação de stress, e consequentemente, fadiga física e cansaço psíquico.

Quantidade de trabalho:

Representada através do volume que um trabalhador tem de executar durante um dia de trabalho, devendo esta ser ajustada ao tipo de tarefa a realizar e a cada pessoa, em função de parâmetros como o género, a idade ou a experiência.

Responsabilidade:

É importante criar condições para o desenvolvimento de responsabilidades laborais, tendo em consideração a articulação entre o nível exigido pela tarefa e o grau de responsabilidade que cada trabalhador está disposto a assumir.

Automatização:

Pode permitir a redução da carga física excessiva e a diminuição das tarefas repetitivas, podendo por outro lado apresentar desvantagens como a diminuição do conteúdo da tarefa, especialmente no que diz respeito à autonomia e à capacidade de tomar decisões.

Grau de atenção:

Tanto os trabalhos que requerem um elevado nível de atenção como os que requerem um baixo nível, podem originar efeitos negativos;

No 10º caso, podem ocorrer alterações da perceção sensorial, representando um aumento dos riscos para a saúde;

Enquanto no 2º caso, pode surgir uma perigosa sensação de alheamento.

Artigo de autoria Traininghouse@ Lda Proibida a reprodução do conteúdo. Permitida a partilha do link.

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