Ruído: Causas e efeitos

Ruído: Causas e efeitos

Data

Partilhe

O Ruído, como estímulo sonoro sem conteúdo informativo para o homem, constitui atualmente um dos principais fatores da degradação da sua qualidade de vida e representa, como tal, um elemento importante a considerar no contexto da saúde ambiental e ocupacional da sociedade moderna.

O Ruído é das formas de poluição encontradas com mais frequência, quer no meio ambiente, quer nos locais de trabalho. Sendo que em Portugal, a surdez profissional é uma das doenças profissionais mais representativas.

Porque é que o ruído é indesejável?

A exposição prolongada a ruídos resulta numa surdez parcial ou até total, provocada pela degeneração das células auditivas, enquanto que exposições de curta duração causam uma mudança temporária do limiar auditivo. O ruído pode causar acidentes de trabalho, pois encobre avisos sonoros ou alarmes.

A concentração e a eficiência podem ser afetadas pelo ruído, podendo causar problemas psicológicos, desde um simples mau temperamento a sérias depressões, ou até mesmo suicídio.

Este, pode causar também perturbações na fauna de uma determinada zona, desde alterações nos comportamentos, nos ciclos de reprodução, na orientação geográfica, etc.

Fontes sonoras ambientais

A fonte sonora é a ação/atividade permanente ou temporária, equipamento, estrutura ou infraestrutura que produza ruído nocivo ou incomodativo para quem habite ou permaneça em locais onde se faça sentir o seu efeito.

Fontes naturais

Fontes Artificiais

Quais os efeitos do ruído na saúde humana?

O ruído pode ter vários efeitos, afetando a nossa vida de formas distintas, como:

  • Ao nível do aparelho auditivo, como é o caso da surdez e da fadiga auditiva.
  • Danos psicológicos, como: irritabilidade, dificuldades mentais e emocionais, fadiga psíquica, depressão e frustração, ansiedade e stress.
  • Perturbações fisiológicas: dilatação das pupilas, aumento do ritmo cardíaco, aumentos da produção hormonal da tiroide, aumento da produção de adrenalina e corticotrofina, reações musculares e contração dos vasos sanguíneos.

Caso pretenda obter mais conhecimentos sobre a temática, pode consultar o curso disponível no nosso site.

Artigo de autoria Traininghouse@ Lda Proibida a reprodução do conteúdo. Permitida a partilha do link.

Assine a nossa newsletter mensal e mantenha-se atualizado

Oferecemos 5€ de desconto em qualquer curso (não aplicável a cursos em promoção)

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00