Responsabilidade profissional e ética na saúde: princípios fundamentais

Responsabilidade profissional e ética na saúde: princípios fundamentais

Data

Partilhe

A ética e a deontologia são parte integrante da qualificação prática de um profissional, sem estes quadros a prática profissional ficaria reduzida a um exercício técnico automatizado, sem qualquer tipo de proximidade entre o utente e os profissionais responsáveis.

Conceito de ética:

A ética refere-se aos princípios morais que regulam o comportamento humano. Em contexto da área da saúde, envolve questões como a dignidade do profissional, a confidencialidade, o sentido de justiça e responsabilidade.

Estes valores éticos devem ser considerados pelo profissional de saúde ao tomar decisões clínicas, comunicar com os pacientes e colaborar com colegas.

A ética das virtudes, que se concentra no desenvolvimento de características positivas, é especialmente relevante para os profissionais de saúde.

Conceito de deontologia:

Por deontologia entende-se um conjunto de regras e normas que regem a conduta profissional. Define, essencialmente. os deveres e responsabilidades dos profissionais.

No caso dos profissionais de saúde, a deontologia abrange questões como o sigilo profissional, o consentimento informado, a relação médico-paciente e a integridade no exercício da profissão. O regulamento do exercício profissional específico para cada categoria (médicos, enfermeiros, dentistas, etc.) é um exemplo de deontologia.

Neste âmbito, por “código deontológico” entende-se como um conjunto de normas que incidem sobre obrigações, responsabilidades e direitos que regulam o exercício de uma profissão.

Qual o seu impacto:

A ética e a deontologia garantem que os profissionais atuam com integridade, respeito e responsabilidade. Estes quadros normativos contribuem para o aprimoramento da qualidade de assistência prestada, da confiança dos pacientes e da credibilidade da profissão.

A formação contínua em ética e deontologia ajuda os profissionais a lidar com situações complexas e a manter padrões elevados de conduta.

A ética e a deontologia são essenciais para o exercício responsável e humanizado da profissão de saúde. Devemos sempre lembrar que as nossas ações afetam diretamente a vida e o bem-estar dos pacientes, e é nosso dever agir com ética e respeito.

Artigo de autoria Traininghouse@ Lda Proibida a reprodução do conteúdo. Permitida a partilha do link.

Assine a nossa newsletter mensal e mantenha-se atualizado

Oferecemos 5€ de desconto em qualquer curso (não aplicável a cursos em promoção)

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00