Utilização do SIGO: gestão de oferta educativa e formativa

Utilização do SIGO: gestão de oferta educativa e formativa

Data

Partilhe

Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) é uma plataforma que desempenha um papel crucial na gestão da rede de oferta educativa e formativa, bem como nos percursos educativos e formativos de jovens e adultos.

Esta plataforma é coordenada pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e abrange a rede de entidades formadoras do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), incluindo os Centros Qualifica.

Registo de Ações de Formação:

O SIGO serve como uma plataforma de registo das ações de formação. Isso inclui tanto as ações de formação listadas no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), conforme definido pelo Decreto-Lei n.º 14/2017, como aquelas que não estão inseridas no CNQ, de acordo com a Portaria n.º 474/2010.

Certificação e Registo Individual de Competências

A conclusão bem-sucedida de uma ação de formação é comprovada por um certificado emitido pelo SIGO.

Esse certificado é automaticamente registado no registo individual de competências do Passaporte Qualifica.

Quando a frequência de uma ação de formação resulta na obtenção de uma qualificação do CNQ, o SIGO emite um diploma de qualificações. Esse diploma menciona obrigatoriamente a atividade profissional para a qual a qualificação foi obtida e o nível de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

Funcionalidades Principais:

O Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) oferece uma variedade de funcionalidades que simplificam e otimizam a gestão dos processos educativos e formativos. Algumas das suas funcionalidades principais são:

  • Gestão Administrativa: inclui a criação e atualização de perfis de alunos e formadores, gestão de matrículas, inscrições em cursos, entre outros processos administrativos.
  • Gestão de Cursos e Programas: envolve a criação e gestão de cursos, programas de formação, planos curriculares, horários de formação, entre outros aspetos relacionados à estruturação dos programas educativos.
  • Acompanhamento Académico: registo de notas, frequência, avaliações, entre outros elementos que contribuem para uma análise abrangente do progresso do aluno ao longo do curso.
  • Avaliação e Certificação: A plataforma oferece ferramentas para a avaliação contínua dos alunos e a emissão de certificados de conclusão de cursos e formações. Isso facilita o processo de certificação e reconhecimento dos conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do curso.
  • Relatórios e Estatísticas: capacidade de gerar relatórios e estatísticas detalhadas sobre diversos aspetos do processo educativo e formativo. Isso inclui dados sobre desempenho académico, taxas de conclusão de cursos, entre outros indicadores que ajudam na análise e tomada de decisão.
  • Segurança e Privacidade: O SIGO é desenvolvido com rigorosos padrões de segurança e proteção de dados. Isso garante a confidencialidade e integridade das informações dos alunos e formadores, protegendo contra acessos não autorizados e salvaguardando a privacidade das informações pessoais.

Gestão de Cursos e Formadores:

O SIGO apresenta uma interface intuitiva e de fácil navegação, na qual os menus e ferramentas são organizados de forma lógica e acessível, permitindo que os gestores localizem rapidamente as informações relevantes sobre os cursos e programas em andamento.

Uma das suas principais vantagens é a centralização de todas as informações relacionadas aos cursos e programas educativos numa única plataforma. Isso inclui detalhes sobre inscrições, planos curriculares, desempenho dos alunos, entre outros dados relevantes. A centralização das informações facilita a gestão e o acompanhamento dos cursos, eliminando a necessidade de consultar múltiplos sistemas ou fontes de informação.

Artigo de autoria Traininghouse@ Lda Proibida a reprodução do conteúdo. Permitida a partilha do link.

Assine a nossa newsletter mensal e mantenha-se atualizado

Oferecemos 5€ de desconto em qualquer curso (não aplicável a cursos em promoção)

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00