O Microsoft Excel é um aplicativo distribuído pela Microsoft utilizado para a realização de cálculos, análise de dados, construção de gráficos e tabelas, entre outras funcionalidades.
Na Traininighouse, ministramos o curso em três níveis, inicial, intermédio e avançado.
Para os novos utilizadores de Excel deixamos uma pequena apresentação desta ferramenta poderosa.
Visualização da janela
Ao iniciar o aplicativo Microsoft Excel esta é a janela de apresentação que irá visualizar.
Explorando a janela
A captura de tela mostra as várias áreas num documento (livro) Excel padrão.
É importante familiarizar-se com as áreas, pois tornará a aprendizagem e o uso do Excel mais fácil.
Alguns Conceitos
- Livro: O conceito livro no Excel refere-se ao ficheiro que contém uma ou mais folhas de cálculo para ajudá-lo a organizar os seus dados;
- Folha de cálculo: Área onde se manipula um conjunto de células dispostas em formato de matriz, cujo conteúdo, quando numérico, pode ser calculado através de fórmulas;
- Célula: área para digitar o tipo de conteúdo (numérico, texto, formato data, moeda, etc.)
Principais menus
O Excel oferece uma série de ferramentas que o ajudarão a criar diversas funcionalidades nas folhas de cálculo. Essas ferramentas são organizadas logicamente em vários Menus no Excel.
- Ficheiro: Funções como criar, abrir e guardar documentos, impressão e gestão de documentos.
- Base: Funções da área de transferência, tipo de letra, alinhamento, funções de edição, tipo de células e várias operações com as células.
- Inserir: Insira tabelas, gráficos, filtros, ligações e comentários.
- Esquema de Página: Configuração e orientação da página, temas e planos de fundo.
- Fórmulas: Nesta guia está disponível a “Biblioteca de Funções”, que organiza todas as fórmulas disponíveis no Excel. Além disso, um botão bastante importante nesta guia é o “Gestor de Nomes” que será bastante utilizado durante o curso.
- Dados: Algumas opções para tratar os dados, além das opções para inserir dados de outras fontes;
- Rever: Utilizada quando finalizamos uma folha de cálculo e precisamos proteger, corrigir erros de ortografia, etc.;
- Ver: Funções que alteram a forma de visualizar a folha, o livro, a janela e as macros;
- Ajuda: O menu de ajuda pode ser usado para obter ajuda relacionada a funcionalidades Excel sempre que precisar.
Visualização de Backstage – Menu Ficheiro
- A partir do Office 2010, a Microsoft substituiu o menu Ficheiro tradicional pelo novo modo de exibição Backstage . Esta visualização não só oferece todos os itens do menu, mas também detalhes adicionais que tornam a gestão dos seus arquivos muito mais fácil;
- Para entrar no modo de exibição Backstage basta simplesmente clicar na guia Ficheiro;
- Para sair dessa visualização pode pressionar na tecla ‘ Esc ’ do teclado.
- Sair do Menu Ficheiro
- Novo: Permite criar um novo documento usando modelos em branco ou predefinidos.
- Abrir: Permite abrir novos documentos do Excel.
- Informações: Exibe as informações sobre o documento atual.
- Guardar: Permite guardar o novo documento ou um documento existente no formato padrão. Se estiver a trabalhar num documento salvo anteriormente, isso salvará as novas alterações no mesmo formato do documento. Se estiver a trabalhar num novo documento, este comando será semelhante ao comando Guardar Como.
- Guardar Como: Permite que especifique o nome e o tipo de documento antes de salvá-lo.
- Imprimir: Permite selecionar as configurações da impressora e imprimir o livro.
- Fechar: Permite fechar o documento atual.
Operações com as folhas de cálculo
Inserir Dados
- Para inserir dados no Excel, basta selecionar com o rato a célula e começar a digitar o conteúdo. No caso da imagem foi escrito “Hello Excel” na célula que corresponde à Linha 3 e Coluna B
- Atalhos úteis durante a digitação:
- Pressione Tab para ir para a próxima coluna (Coluna C);
- Pressione Enter para ir para a próxima linha (Linha 4).
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