O que é a formação profissional?
A formação tem a finalidade de proporcionar a oportunidade e os meios essenciais ao desenvolvimento de conhecimentos, capacidades, atitudes ou comportamentos necessários ao exercício de uma determinada atividade profissional.
O mercado de emprego é cada vez mais global e tenderá a ser mais exigente nas qualificações profissionais dos indivíduos. A formação profissional contínua e a certificação das qualificações representam fatores determinantes para o desenvolvimento dos países.
A formação profissional rege-se por três princípios base:
- Saber-saber: saber teórico
- Saber-fazer: saber prático
- Saber-ser / saber-estar: saber humano
Para além disso, tem por missão coordenar a execução das políticas de educação e formação profissional de jovens e adultos e
assegurar o desenvolvimento e a gestão do sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).
Ser Formador
No processo de formação de formadores o essencial não é o que se ensina mas sim o que os formandos aprendem!
Para ser formador não basta ter as qualificações académicas e/ou profissionais requeridas, precisa também ter experiência profissional comprovada e, essencialmente, formação pedagógica.
O formador é o técnico que atua em diversos contextos de aprendizagem, com recurso a diferentes estratégias, métodos, técnicas e instrumentos de formação e avaliação, estabelecendo uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com os indivíduos, de
forma a favorecer a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional.
Existem uma diversidade de competências psicossociais e técnicas que o formador deve adquirir de forma a prestar o melhor desempenho possível. Entre elas:
- Saber estar em situação profissional;
- Capacidade de relacionamento com os outros e consigo próprio;
- Capacidade de relacionamento com o objeto de trabalho;
- Capacidade de compreender e integrar-se no contexto técnico da sua atividade;
- Capacidade de planificar e preparar as sessões de formação;
- Capacidade de gerir a progressão na aprendizagem dos formandos;
- Entre outras.
A componente B-Learning
Apesar da componente online, a formação presencial é mantida, proporcionando oportunidades valiosas de interação. Esses momentos presenciais permitem discussões aprofundadas, troca de experiências e práticas pedagógicas em grupo, enriquecendo a experiência de aprendizagem.
A combinação de métodos presenciais e online no processo de aprendizagem oferece flexibilidade aos participantes, permitindo-lhes conciliar o desenvolvimento pedagógico com outras responsabilidades profissionais e pessoais.
Com a possibilidade de acessar parte do conteúdo de forma remota, os participantes podem adaptar os seus estudos conforme a sua disponibilidade, mantendo um equilíbrio saudável entre aprendizagem e outros compromissos.
Avaliação Contínua e Formativa
A avaliação é feita de forma contínua e formativa, permitindo que os formandos recebam feedback regular sobre o seu desempenho. Essa abordagem facilita a adaptação e melhoria contínua, garantindo que os participantes alcancem os objetivos pedagógicos estabelecidos.
Os formadores têm a oportunidade de fornecer orientação individualizada, esclarecer dúvidas e apoiar o desenvolvimento pedagógico de cada participante, garantindo que todos atingem o seu potencial máximo.
Certificação Reconhecida
A nossa entidade assegura que o programa atende aos mais altos padrões de qualidade educativa. Ao concluir com sucesso a Formação Pedagógica Inicial de Formadores em B-Learning, os participantes recebem uma certificação reconhecida, validando a sua competência pedagógica e preparação para o papel de formadores.
A Formação Pedagógica Inicial de Formadores em modalidade B-Learning ministrada pela nossa entidade não apenas promove uma abordagem flexível e adaptável à aprendizagem, mas também garante um compromisso irrevogável com os mais elevados padrões de qualidade educativa. A obtenção da certificação reconhecida ao concluir com êxito o programa não apenas valida a competência pedagógica dos participantes, mas também consolida a sua preparação sólida e abrangente para desempenhar com excelência o essencial papel de formadores. A nossa entidade tem o orgulho de ser um catalisador na formação de profissionais capacitados e inspiradores, comprometendo-se a moldar o futuro da educação através de práticas inovadoras e compromisso com a excelência pedagógica.
Artigo de autoria Traininghouse@ Lda Proibida a reprodução do conteúdo. Permitida a partilha do link.