As dimensões da animação: promovendo a qualidade de vida e a integração comunitária

As dimensões da animação: promovendo a qualidade de vida e a integração comunitária

Data

Partilhe

O conceito de animação evoluiu de uma dimensão ocupacional, sem objetivos reais precisos, para um significado mais global e filosófico: dar um significado/sentido à vida em coletividade. A animação visa essencialmente a melhoria da qualidade de vida das pessoas, facilitando a sua integração em comunidade e a sua adaptação.

A animação

Segundo alguns autores a animação é uma atividade interdisciplinar e intergeracional que atua em diversas áreas e que influencia a vida dos indivíduos/grupo. Estas atividades de animação podem especificar-se em quatro modalidades:

  • cultural;
  • Social;
  • Económica;
  • Educativa.

Por sua vez, a animação pode também organizar-se em quatro categorias:

  • Difusão cultural;
  • Atividades artísticas não profissionais;
  • Atividades lúdicas;
  • Atividades Sociais.

Contudo a adaptação das atividades a determinado público-alvo depende de três fatores essenciais: Ritmo, Interesses, Acessibilidade.

A animação de idosos

A animação de idosos mais concretamente comporta algumas caraterísticas que outros grupos etários não possuem, nomeadamente, o tempo. Isto acontece pois, por norma, os idosos dispõem de mais tempo desocupado, por vezes até em demasia, do que os jovens.

A animação de Idosos é uma forma de atuar em todos os campos do desenvolvimento da qualidade de vida de uma comunidade idosa.

Representa um conjunto de passos com o intuito de facilitar o aceso a uma vida mais ativa, à melhoria nas relações e comunicação com outros, incentivando o desenvolvimento da personalidade do indivíduo e da sua autonomia.

Atualmente, a animação de idosos, tem como principais objetivos:

  • A dinamização da instituição/comunidade;
  • A associação do público-alvo a uma jornada global de animação;
  • Centralização nas necessidades, desejos e problemas vividos de cada membro;
  • Adesão aos objetivos da animação;
  • Suscitar interesse noutras culturas, valores, crenças, meios e vivências.

Técnicas de Animação para idosos

Antes de procedermos com a prática de atividades de animação é necessário proceder com a realização de uma avaliação pedagógica, social e física de cada membro. Esta avaliação vai ajudar na elaboração de um relatório de capacidades e motivações reais de cada idoso em relação a cada uma das atividades. Para além disso, devemos dar oportunidade ao próprio idoso de propor outras atividades que sejam do seu agrado.

Outro procedimento importante é o de estabelecer uma relação com o idoso, no qual devemos ter em consideração a comunicação não verbal de ambas as partes.

A psicomotricidade

A psicomotricidade considera o movimento como uma ação relativa a um sujeito. Trata-se de um processo relacional inteligível entre a situação e a ação, entre o estimulo e a resposta, entre o movimento global e a motricidade fina.

Em psicomotricidade o nosso corpo é um veículo de sensações, é o meio através do qual a consciência se edifica e se manifesta.

Com a idade estas capacidades vão-se perdendo, chegando ao ponto de se perder o próprio esquema corporal. É possível ajudar o idoso a adquirir estas noções com exercícios psicomotores.

Envelhecimento Ativo

O termo “Envelhecimento Ativo”, adotado pela Organização Mundial da Saúde (ONG) no final dos anos 90, procura transmitir uma mensagem global, reconhecendo que existem vários fatores que afetam o modo como os indivíduos e as populações envelhecem.

O objetivo primordial desta terminologia é aumentar a expetativa de vida saudável e de qualidade de vida.

Artigo de autoria Traininghouse@ Lda Proibida a reprodução do conteúdo. Permitida a partilha do link.

Assine a nossa newsletter mensal e mantenha-se atualizado

Oferecemos 5€ de desconto em qualquer curso (não aplicável a cursos em promoção)

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00