Segurança nos Trabalhos em Altura | 40h
Segurança no TrabalhoPedido de mais Informações
Sobre o Curso
A Diretiva n.º 2001/45/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Junho, alterou pela segunda vez a Diretiva n.º 89/655/CEE, a qual regulamenta a utilização de equipamentos destinados à execução de trabalhos em altura, para proteger a segurança e saúde dos trabalhadores. A execução de trabalhos em altura expõe os trabalhadores a riscos elevados, particularmente quedas, frequentemente com consequências graves para os sinistrados e que representam uma percentagem elevada de acidentes de trabalho.
As escadas, os andaimes e as cordas constituem os equipamentos habitualmente utilizados na execução de trabalhos temporários em altura. Segundo o decreto-lei 50/2005, a segurança no trabalho depende ainda de adequada formação dos trabalhadores que utilizam os referidos equipamentos, a qual constitui uma obrigação dos empregadores de acordo com o regime geral do Código do Trabalho.
Para realizar trabalhos em altura é necessário contar com um sistema de segurança ou sistema anti-quedas: conjunto de EPI’s que permitem parar a queda de um operário em condições de segurança.
É com base nesta realidade que a Traininghouse, Lda. vem oferecer ao mercado o Curso Segurança nos Trabalhos em Altura, no qual serão abordadas um conjunto de princípios teóricos, dados, métodos e ferramentas que permitirão aos participantes a aquisição de conhecimentos e competências relativas a várias temáticas enquadráveis na área da Segurança nos Trabalho em Altura.
Este Curso caracteriza-se por ser de interesse e utilidade transversal a todas as atividades laborais, quer estas se situem no domínio da indústria, no domínio do comércio ou no domínio dos serviços.
Informações
Curso em regime de Ensino a Distância online (E-learning). O curso funciona em modo assíncrono, podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura dentro do prazo do curso. O Curso desenvolve-se ao longo de 3 semanas. Considera-se que os Formandos terão uma carga de trabalho total de 40 Horas.
Destinatários
Todos as pessoas que, no âmbito da sua atividade executem trabalhos em altura onde haja risco de queda.
Este curso permite ainda a atualização científica e técnica para evitar a suspensão por parte da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) do seu Título Profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho (TSST) ou de Técnico de Segurança no Trabalho (TSST) uma vez que se enquadra na formação na área.
Pré-requisitos
Tratando-se de Formação a Distância, para frequentar o curso os formandos deverão possuir um computador (ou outro dispositivo) e ligação à Internet. Devem ter conhecimentos básicos na área da segurança no trabalho.
Certificação
O formando terá acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com a portaria nº474/2010 através do SIGO.
A Traininghouse é entidade certificada pela Dgert. Consulte os nossos certificados no rodapé do site.
Objectivos
Objetivos Gerais
Inúmeras atividades profissionais e de lazer colocam pessoas em risco de queda em altura.
As estatísticas evidenciam a frequência e a gravidade dos acidentes associados a Trabalhos em Altura.
Torna-se por isso importante considerar os fatores de risco que lhes estão associados, as medidas preventivas para os evitar e proporcionar o treino prático necessário para dominar as técnicas de progressão e posicionamento para trabalhar em altura com segurança.
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de desempenhar as suas tarefas ligadas aos trabalhos em altura, em condições de segurança.
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - Conceitos gerais, riscos e legislação/regulamentação nos trabalhos em altura
- Enquadramento e conceitos gerais
- Legislação e Normalização
- Cuidados específicos nos Trabalhos em Altura
- Trabalhos específicos – Andaimes (incluindo andaimes suspensos, e acessórios – elevadores monta-cargas e guinchos elétricos)
- Trabalhos específicos – Escadas de mão e escadotes
- Trabalhos específicos – Utilização de equipamentos de trabalho (plataformas elevatórias, multicarregadoras telescópicas/empilhador multifunções, bailéus)
Módulo 2 - Avaliação do risco, medidas preventivas e de proteção adequadas em trabalhos em altura
- Trabalhos específicos – Utilização de equipamentos de trabalho (gruas, pontes rolantes)
- Trabalhos específicos – Trabalhos em telhados/coberturas
- Trabalhos específicos – Acesso e posicionamento por cordas
- Avaliação de riscos nos trabalhos em altura
- Equipamentos de Proteção
- Sistemas de amarração.
- Equipamentos de Proteção Coletiva
- Inspeção e verificação de equipamentos de trabalho (D.L. 50/2005)
- Inspeção e verificação de EPI para trabalhos em altura (EN 365:2017
- Resgate e salvamento
- Lista de verificação de segurança em trabalhos em altura
Metodologias
Metodologias e Técnicas de Formação
Todo o curso decorre de forma assíncrona na plataforma Moodle. A ação é dinamizada através de uma tutoria ativa através do fórum de discussão e de uma interação diversificada possibilitada pela plataforma (fóruns, vídeos, atividades interativas, hiperligações, por exemplo).
Em cada módulo são disponibilizados todos os recursos que o formando deve consultar e estudar de forma a realizar com sucesso todas as atividades propostas. As atividades podem ser realizadas de acordo com a sua disponibilidade, não havendo hora marcada, contudo, dentro do tempo indicado em cronograma que é previamente disponibilizado.
O curso possui fóruns de discussão em que o formando participa nos debates propostos, podendo também criar tópicos.
Critérios e Metodologia de Avaliação
A avaliação pode ser diagnóstica, formativa ou sumativa, sendo baseada nas atividades propostas em cada módulo que podem consistir em questões no fórum de discussão, e-atividades diversificadas (conteúdo interativos, exercício práticos, atividades formativas, etc), trabalhos ou testes.
As notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.
No acesso à plataforma, é disponibilizado o plano de organização e avaliação do curso que indica inequivocamente todas as atividades a realizar, o tipo de avaliação, bem como a respetiva ponderação.
No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação de forma a aferir a qualidade da mesma segundo vários parâmetros.
Detalhes
- 2 Módulos
- E-learning
- Segurança no Trabalho
-
Actualização do Título TST
Assíncrono (via Moodle)
Formação Contínua
Datas Início e Locais
Avaliações






























Cursos relacionados
-
Segurança no Trabalho40h
Segurança nos trabalhos em espaços confinados | 40h
22 Dez9 Fev+2 -
Segurança no Trabalho40h
Avaliação e controlo de Riscos Psicossociais no trabalho | 40h
28 Nov5 Fev+3 -
-50%Segurança no Trabalho40h
Segurança nos Trabalhos em Vias Rodoviárias | 40h
7 Dez15 Fev+2 -
Segurança no Trabalho310h
Técnico de apoio à segurança no trabalho | 310h
6 Mar2 Mai+1