Soft Skills – Desenvolvimento de competências para o sucesso | 40h
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Sobre o Curso
As Soft Skills são o conjunto de características pessoais que num processo de seleção podem ou não fazer com que uma pessoa possa ser integrada numa equipa ou trabalho específico. Por outras palavras, não são só as características profissionais que pesam mais num processo de recrutamento e seleção, mas também as características pessoais (por exemplo uma boa comunicação, incutir confiança, resolução de conflitos, entre outras).
Soft Skills é um termo cada vez mais comum no nosso quotidiano. Contudo, para muitos ainda é desconhecido- o que torna esta formação pertinente.
O facto de existirem poucas formações nesta área, faz com que esta ação seja uma necessidade.
Informações
Formação em regime de Ensino a Distância online (E-learning). A formação funciona em modo assíncrono, podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura dentro do prazo da formação. A formação desenvolve-se ao longo de 4 semanas, estando organizado em 6 módulos sequenciais. Considera-se que os formandos terão uma carga de trabalho total de 40 Horas.
Destinatários
- Todos os interessados perceber o que são soft skills e/ou que pretendem aprender a desenvolve-las.
Certificação
No final da formação é emitido um certificado de formação através da plataforma SIGO.
Este curso é certificado pela DGERT. Por favor, consulte os esclarecimentos em baixo e confirme os nossos certificados de homologação no rodapé da nossa página.
Objectivos
Objetivos Específicos
No final desta ação de formação, os formandos deverão ser capazes de:
- Definir o conceito de Soft Skills;
- Explicar a sua importância e aplicabilidade no mercado de trabalho;
- Distinguir as diferentes Soft Skills;
- Aplicar técnicas de forma a desenvolver as Soft Skills em si próprio.
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - Soft Skills
- O conceito de Soft Skills;
- A sua importância e aplicação no mercado de trabalho;
- As Soft Skills mais procuradas;
- O autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal.
Módulo 2 - Inteligência Emocional
- O conceito de emoções e o seu papel;
- O conceito de inteligência emocional;
- A origem dos comportamentos e respostas;
- Como desenvolver a inteligência emocional;
- Inteligência emocional em diferentes contextos.
Módulo 3 - Comunicação
- Chaves da Comunicação;
- Escuta Ativa;
- PNL- Programação Neurolinguística;
- Dar e receber feedback.
Módulo 4 - Gestão de Conflitos
- A definição de conflito;
- Tipos de conflitos;
- A gestão de conflitos.
Módulo 5 - Liderança
- O conceito de liderança;
- Os diferentes tipo de líderes;
- Auto liderança como propósito;
- Potenciar as relações humanas;
- Circunstâncias limitadoras da liderança.
Módulo 6 - Gestão de Tempo
- A definição de tempo;
- Planificar o tempo;
- A gestão das distrações.
Metodologias
Metodologias de formação
Todo o Curso decorrerá em regime de ensino a distância online (E-learning), assíncrono (isto é, sem sessões com hora marcada), na Plataforma Informática Moodle, através de uma tutoria ativa e permanente, o que permite ao Formando ler, refletir e analisar a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes. O Curso apoia-se nas interações diversificadas possibilitadas pela Plataforma Informática Moodle (Fóruns, Decisões, Testes, Vídeos, Hiperligações, entre outras). Em cada Módulo é criado um Fórum de Discussão moderado pelo Formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o Curso. Nestes espaços, o Formador lança desafios/perguntas aos Formandos, a que estes devem responder com base nos diferentes recursos disponibilizados, informação recolhida pelos próprios Formandos (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais. Em cada módulo, o Formador disponibiliza E-atividades que estes devem realizar no prazo proposto e submeter no local indicado da Plataforma Informática Moodle. A leitura e a reflexão individual deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o Formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso as E-atividades programadas. O acompanhamento a prestar pelo Formador é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através dos Fóruns de Discussão abertos nos diversos Módulos e através do Sistema de Mensagens Pessoais disponível na Plataforma Informática Moodle
Critérios e Metodologias de avaliação
O curso é avaliado de forma contínua e formativa. Esta avaliação é realizada ao longo do Curso, baseada na pertinência, relevância e oportunidade da participação de cada Formando nos Fóruns de Discussão e na realização da E-atividades propostas que podem assumir a forma de testes ou trabalhos.
Detalhes
- 6 Módulos
- E-learning
- Desenvolvimento pessoal
-
Assíncrono (via Moodle)
Formação Contínua
Datas e Locais
Avaliações






























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