Soft Skills – Desenvolvimento de competências para o sucesso | 40h
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Sobre o Curso
As Soft Skills são o conjunto de características pessoais que num processo de seleção podem ou não fazer com que uma pessoa possa ser integrada numa equipa ou trabalho específico. Por outras palavras, não são só as características profissionais que pesam mais num processo de recrutamento e seleção, mas também as características pessoais (por exemplo uma boa comunicação, incutir confiança, resolução de conflitos, entre outras).
Soft Skills é um termo cada vez mais comum no nosso quotidiano. Contudo, para muitos ainda é desconhecido- o que torna esta formação pertinente.
O facto de existirem poucas formações nesta área, faz com que esta ação seja uma necessidade.
Informações
Formação em regime de Ensino a Distância online (E-learning). A formação funciona em modo assíncrono, podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura dentro do prazo da formação. A formação desenvolve-se ao longo de 4 semanas, estando organizado em 6 módulos sequenciais. Considera-se que os formandos terão uma carga de trabalho total de 40 Horas.
Destinatários
- Todos os interessados perceber o que são soft skills e/ou que pretendem aprender a desenvolvê-las.
Certificação
No final da formação é emitido um certificado de formação através da plataforma SIGO.
A Traininghouse é entidade certificada pela Dgert. Por favor, consulte os esclarecimentos em baixo e confirme os nossos certificados de homologação no rodapé da nossa página.
Objectivos
Objetivos Específicos
No final desta ação de formação, os formandos deverão ser capazes de:
- Definir o conceito de Soft Skills;
- Explicar a sua importância e aplicabilidade no mercado de trabalho;
- Distinguir as diferentes Soft Skills;
- Aplicar técnicas de forma a desenvolver as Soft Skills em si próprio.
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - Soft Skills
- O conceito de Soft Skills;
- A sua importância e aplicação no mercado de trabalho;
- As Soft Skills mais procuradas;
- O autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal.
Módulo 2 - Inteligência Emocional
- O conceito de emoções e o seu papel;
- O conceito de inteligência emocional;
- A origem dos comportamentos e respostas;
- Como desenvolver a inteligência emocional;
- Inteligência emocional em diferentes contextos.
Módulo 3 - Comunicação
- Chaves da Comunicação;
- Escuta Ativa;
- PNL- Programação Neurolinguística;
- Dar e receber feedback.
Módulo 4 - Gestão de Conflitos
- A definição de conflito;
- Tipos de conflitos;
- A gestão de conflitos.
Módulo 5 - Liderança
- O conceito de liderança;
- Os diferentes tipo de líderes;
- Auto liderança como propósito;
- Potenciar as relações humanas;
- Circunstâncias limitadoras da liderança.
Módulo 6 - Gestão de Tempo
- A definição de tempo;
- Planificar o tempo;
- A gestão das distrações.
Metodologias
Metodologias e Técnicas de Formação
Todo o curso decorre de forma assíncrona na plataforma Moodle. A ação é dinamizada através de uma tutoria ativa através do fórum de discussão e de uma interação diversificada possibilitada pela plataforma (fóruns, vídeos, atividades interativas, hiperligações, por exemplo).
Em cada módulo são disponibilizados todos os recursos que o formando deve consultar e estudar de forma a realizar com sucesso todas as atividades propostas. As atividades podem ser realizadas de acordo com a sua disponibilidade, não havendo hora marcada, contudo, dentro do tempo indicado em cronograma que é previamente disponibilizado.
O curso possui fóruns de discussão em que o formando participa nos debates propostos, podendo também criar tópicos.
Critérios e Metodologia de Avaliação
A avaliação pode ser diagnóstica, formativa ou sumativa, sendo baseada nas atividades propostas em cada módulo que podem consistir em questões no fórum de discussão, e-atividades diversificadas (conteúdo interativos, exercício práticos, atividades formativas, etc), trabalhos ou testes.
As notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.
No acesso à plataforma, é disponibilizado o plano de organização e avaliação do curso que indica inequivocamente todas as atividades a realizar, o tipo de avaliação, bem como a respetiva ponderação.
No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação de forma a aferir a qualidade da mesma segundo vários parâmetros.
Detalhes
- 6 Módulos
- E-learning
- Desenvolvimento pessoal
-
Assíncrono (via Moodle)
Formação Contínua - Informações adicionais
- Duração de 4 semanas