Liderança e motivação de equipas (UFCD 5436)| 50h
Desenvolvimento pessoal, Gestão e DireitoPedido de mais Informações
Sobre o Curso
A Liderança e a Motivação são dois aspetos fulcrais para o alcance do sucesso das organizações.. No entanto sabemos que liderar eficazmente é complexo e não se nasce propriamente líder.
Um bom e eficaz líder aprende ao longo da sua vida e adapta-se às circunstâncias sempre que é necessário.
Cada vez mais, as funções de cada trabalhador estão interligadas aos demais trabalhadores. Desta forma, as relações de interdependência crescem, tornando-se essencial um domínio crescente sobre a capacidade de trabalho em equipa.
Porém, o trabalho em equipa é mais do que um conjunto de trabalhadores em interação, tornando-se imprescindível rentabilizar as sinergias daí resultantes e ultrapassar os obstáculos que podem ir surgindo.
Informações
Curso em regime de Ensino a Distância online (E-learning). Considera-se que os Formandos terão uma carga de trabalho total de 50 Horas.
Destinatários
Este curso é destinado a Professores, Sociólogos, Psicólogos, Profissionais da área social, Técnicos de Formação/Educação, gestores e quadros de empresas; chefias com responsabilidade na liderança e coordenação de pessoas. Qualquer um que pretenda obter o máximo de rendimento no seu trabalho e maior capacidade de liderança junto de equipas de trabalho, assim como todos os interessados no tema.
Certificação
No final da formação é emitido um certificado de formação através da plataforma SIGO.
A Traininghouse é entidade certificada pela Dgert. Por favor consulte os esclarecimentos em baixo e confirme os nossos certificados de homologação clicando aqui.
Pré-requisitos
Este curso não exige conhecimentos prévios acerca do tema.
É necessário computador com acesso à Internet.
Objectivos
O curso tem como objetivo capacitar os formandos de conhecimentos que permitam identificar os fatores críticos de sucesso na liderança e motivação de equipas, bem como, aplicar e dominar técnicas fundamentais para desenvolver um estilo eficaz de gestão, conhecer os vários estilos de gestão, saber da importância de liderar com inteligência emocional e das várias barreiras que existem no processo comunicacional de um grupo.
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - Motivação
- Principais teorias da motivação
- Inteligência emocional e criatividade
- Motivação e as diferentes formas de organização do trabalho
- Motivação e liderança
Módulo 2 - Liderança e Comunicação
- Funções e atitudes de comunicação
- Liderança versus poder
- Funções de liderança
- Parte afetiva e a parte de tarefa de liderança
- Teorias de liderança
- Características desejadas num líder
- Delegação
Módulo 3 - Grupos de Liderança
- Equipas de trabalho
- Estruturação e desenvolvimento das equipas
- Coordenação e complementaridade das práticas de cada equipa
- Aparecimento do líder e o seu relacionamento com o grupo
- Perfis de liderança
Módulo 4 - Comunicação nas Equipas de Trabalho
- Estilos comunicacionais
- Comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
- Comunicação assertiva na resolução de conflitos na
- Comunicação com assertividade na liderança
- Organização do trabalho de equipa
- Avaliação da equipa
Metodologias
Todo o curso decorre de forma assíncrona na plataforma Moodle.
Em cada módulo são disponibilizados recursos didáticos que podem consistir em manuais, vídeos, ligações entre outros.
As atividades podem ser realizadas de acordo com a sua disponibilidade, não havendo hora marcada, contudo, dentro do tempo indicado em cronograma que é previamente disponibilizado.
O curso possui um fórum de discussão ativo, moderado pelo formador, estando disponível para eventuais dúvidas e podendo lançar desafios aos formandos.
A avaliação é baseada em atividades propostas em cada módulo que podem consistir em questões no fórum de discussão, e-atividades diversificadas (conteúdo interativos, exercício práticos, atividades formativas, etc), trabalhos ou testes.
No acesso à plataforma, é disponibilizado o plano de organização e avaliação do curso que indica as atividades a realizar.
A nota final resulta da média das atividades propostas e é expressa numa escala de 0 a 20 valores. Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.
No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação.
Detalhes
- 4 Módulos
- E-learning
-
Desenvolvimento pessoal
Gestão e Direito -
Assíncrono (via Moodle sem hora marcada)
Com data de início e fim
UFCD (Formação Modular Certificada)
Elegível Medida Cheque-Formação - Informações adicionais
- Duração de 4 semanas