Liderança e motivação de equipas (UFCD 5436)| 50h
Desenvolvimento pessoal, Gestão e DireitoPedido de mais Informações
Sobre o Curso
A Liderança e a Motivação são dois aspetos fulcrais para o alcance do sucesso das organizações.. No entanto sabemos que liderar eficazmente é complexo e não se nasce propriamente líder.
Um bom e eficaz líder aprende ao longo da sua vida e adapta-se às circunstâncias sempre que é necessário.
Cada vez mais, as funções de cada trabalhador estão interligadas aos demais trabalhadores. Desta forma, as relações de interdependência crescem, tornando-se essencial um domínio crescente sobre a capacidade de trabalho em equipa.
Porém, o trabalho em equipa é mais do que um conjunto de trabalhadores em interação, tornando-se imprescindível rentabilizar as sinergias daí resultantes e ultrapassar os obstáculos que podem ir surgindo.
Informações
Curso em regime de Ensino a Distância online (E-learning). O curso funciona em modo assíncrono, podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura dentro do prazo do curso. O Curso desenvolve-se ao longo de 4 semanas, estando organizado em módulos sequenciais. Considera-se que os Formandos terão uma carga de trabalho total de 50 Horas.
Destinatários
Este curso é destinado a Professores, Sociólogos, Psicólogos, Profissionais da área social, Técnicos de Formação/Educação, gestores e quadros de empresas; chefias com responsabilidade na liderança e coordenação de pessoas. Qualquer um que pretenda obter o máximo de rendimento no seu trabalho e maior capacidade de liderança junto de equipas de trabalho, assim como todos os interessados no tema.
Certificação
No final da formação é emitido um certificado de formação através da plataforma SIGO.
A Traininghouse é entidade certificada pela Dgert. Por favor consulte os esclarecimentos em baixo e confirme os nossos certificados de homologação clicando aqui.
Pré-requisitos
Este curso não exige conhecimentos prévios acerca do tema.
É necessário computador com acesso à Internet.
Objectivos
Objetivos Gerais
O curso tem como objetivo capacitar os formandos de conhecimentos que permitam identificar os fatores críticos de sucesso na liderança e motivação de equipas, bem como, aplicar e dominar técnicas fundamentais para desenvolver um estilo eficaz de gestão, conhecer os vários estilos de gestão, saber da importância de liderar com inteligência emocional e das várias barreiras que existem no processo comunicacional de um grupo.
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - Motivação
- Principais teorias da motivação
- Inteligência emocional e criatividade
- Motivação e as diferentes formas de organização do trabalho
- Motivação e liderança
Módulo 2 - Liderança e Comunicação
- Funções e atitudes de comunicação
- Liderança versus poder
- Funções de liderança
- Parte afetiva e a parte de tarefa de liderança
- Teorias de liderança
- Características desejadas num líder
- Delegação
Módulo 3 - Grupos de Liderança
- Equipas de trabalho
- Estruturação e desenvolvimento das equipas
- Coordenação e complementaridade das práticas de cada equipa
- Aparecimento do líder e o seu relacionamento com o grupo
- Perfis de liderança
Módulo 4 - Comunicação nas Equipas de Trabalho
- Estilos comunicacionais
- Comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
- Comunicação assertiva na resolução de conflitos na
- Comunicação com assertividade na liderança
- Organização do trabalho de equipa
- Avaliação da equipa
Metodologias
Metodologias e Técnicas de Formação
Todo o curso decorre de forma assíncrona na plataforma Moodle. A ação é dinamizada através de uma tutoria ativa através do fórum de discussão e de uma interação diversificada possibilitada pela plataforma (fóruns, vídeos, atividades interativas, hiperligações, por exemplo).
Em cada módulo são disponibilizados todos os recursos que o formando deve consultar e estudar de forma a realizar com sucesso todas as atividades propostas. As atividades podem ser realizadas de acordo com a sua disponibilidade, não havendo hora marcada, contudo, dentro do tempo indicado em cronograma que é previamente disponibilizado.
O curso possui fóruns de discussão em que o formando participa nos debates propostos, podendo também criar tópicos.
Critérios e Metodologia de Avaliação
A avaliação pode ser diagnóstica, formativa ou sumativa, sendo baseada nas atividades propostas em cada módulo que podem consistir em questões no fórum de discussão, e-atividades diversificadas (conteúdo interativos, exercício práticos, atividades formativas, etc), trabalhos ou testes.
As notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.
No acesso à plataforma, é disponibilizado o plano de organização e avaliação do curso que indica inequivocamente todas as atividades a realizar, o tipo de avaliação, bem como a respetiva ponderação.
No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação de forma a aferir a qualidade da mesma segundo vários parâmetros.
Detalhes
- 4 Módulos
- E-learning
-
Desenvolvimento pessoal
Gestão e Direito -
Assíncrono (via Moodle)
Formação Contínua
UFCD (Formação Modular Certificada) - Informações adicionais
- Duração de 4 semanas