Ecologia, o que é?

Ecologia, o que é?

Categorias

Agricultura

Data

Partilhe

Entende-se por Ecologia, o estudo cientifico dos processos que influenciam a distribuição e a abundância dos organismos e a transformação e fluxo de energia da matéria. Nos últimos anos, esta transformou-se numa das principais preocupações dos seres humanos.

Diversas associações sem fins lucrativos e particulares desenvolvem esforços e tempo para criarem uma consciência coletiva que cuide com zelo do ecossistema em que habitamos.

Todos os conceitos que se seguem são abordados no nosso curso de Agricultura Sustentável – UFCD 11026, esperamos que após leitura deste artigo tenha mais curiosidade em conhecer sobre a Agricultura Sustentável.

Fatores Ecológicos

Ao longo do estudo da ecologia, percebeu-se que o desenvolvimento de uma comunidade depende de fatores biológicos ou bióticos, e físicos ou abióticos:

  • Fatores Bióticos: é a relação entre os seres vivos; Uma vez que os seres vivos se associam com outros das mesma espécie, ou espécie diferente para obter alimento, proteção, transporte e reproduzir-se, seguindo assim reações intra e interespecíficas, equilibradas ou desequilibradas.
  • Fatores Abióticos: são representados pelas condições climáticas. edáficas e químicas, que determinam a composição física do ambiente, como a luz, temperatura, água e nutrientes.

População

Ligado ao conceito de ecologia, deparamo-nos com o conceito de população, sendo o conjunto de pessoas ou organismos da mesma  espécie que habitam uma determinada área, num espaço de tempo definido.

Deste modo, em relação aos seres humanos, pode ser definida como todos os habitantes de  um determinado espaço, como uma região, país  ou área, considerados no seu conjunto.

As populações são estudadas num conjunto  variado de disciplinas: o tamanho, dinâmica da população, idade, estrutura sexual, mortalidade, comportamento reprodutor e crescimento da população.

Habitat

Para que a população sobreviva, necessita de um habitat, ou seja, é o ambiente no qual habita uma população ou espécie. É o espaço que reúne as condições adequadas para  que uma espécie possa residir e reproduzir-se,  perpetuando a sua presença em determinado meio. Um habitat define-se assim pelas formas que o definem ecologicamente, fazendo distinção de  outros habitats nos quais as mesmas espécies não poderiam encontrar um modo de vida.

Um prado, uma montanha, um deserto, uma região fria, um lago, um oceano, uma  ilha são alguns dos habitats nos quais  vivem, convivem e se desenvolvem um  número bastante variado de espécies de  animais e de espécies vegetais.

No mundo, existem tipos de habitat que albergam variadas espécies de animais e vegetais. Por exemplo:

  • Para uma  bactéria, uma poça  de água pode ser um habitat perfeito.
  • Para um elefante um prado no meio da selva africana é um lugar perfeito no seu habitat.

Ecossistema

Aprofundando mais o tema, questionamos, afinal de contas o que é um Ecossistema?

São comunidades de espécies vegetais animais e  microorganismos de um habitat que, em conjunto  com os elementos abióticos (meio físico-químico)  do ambiente, interagem como um sistema estável.

São a interação entre os seres vivos da mesma  espécie, a interação entre os seres vivos de  espécies diferentes e a interação entre estes e o  meio físico-químico do local onde vivem.

Equilíbrio Ambiental

É o estado de um ecossistema onde a fauna e a  flora são +/- constantes, mostrando assim, uma  relação de dependência e ajuste complexo entre  as duas.

No equilíbrio ambiental, vários elementos naturais, que fazem parte da cadeia alimentar ou não, estão em equilíbrio, mantendo assim, a  continuidade das espécies no ecossistema ajustado.

Artigo de autoria Traininghouse@ Lda Proibida a reprodução do conteúdo. Permitida a partilha do link.

Assine a nossa newsletter mensal e mantenha-se atualizado

Oferecemos 5€ de desconto em qualquer curso (não aplicável a cursos em promoção)

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00