Público-alvo e Personas

Público-alvo e Personas

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Para criarmos uma estratégia de marketing, é vital a identificação da audiência.

É a audiência que vai demonstrar o nível de eficácia das estratégias estabelecidas para as campanhas.

O termo público-alvo, em suma, refere-se aos indivíduos aos quais se pretende vender algo, baseando-se, entre outros, em dados como:

• Género

• Faixa etária

• Classe social

• Interesses pessoais

• Localização

• Nível de escolaridade

• Entre outros…

Com o surgimento do marketing digital e a disponibilização de mais dados e resultados imediatos e reais, tornou-se necessário aumentar o nível de segmentação. O conhecimento que até ao momento se tinha do público-alvo adensou-se. E nasceu assim o conceito, persona.

A persona é uma personagem fictícia que representa o cliente ideal. A formulação desta persona permite que se crie uma comunicação mais eficaz, definindo o tom de comunicação, os tipos de conteúdos mais pertinentes e adequados a publicar online.

A identificação e criação deve ter por base um trabalho de pesquisa, análise e construção.

Com recolha de dados de clientes, questionários realizados de forma a permitir a criação e estruturação da persona.

Para a criação de uma persona podemos incluir fatores como:

• Sonhos e desejos

• Nome

• Dificuldades que enfrenta no dia-a-dia

• Desafios

• Frustrações

• Interesses

• Hobbies

• Quais as redes sociais que consome

• Quais são as suas crenças

• Entre outros

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Autoria: Ana Pereira @Traininghouse (proibida a reprodução)

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