Para criarmos uma estratégia de marketing, é vital a identificação da audiência.
É a audiência que vai demonstrar o nível de eficácia das estratégias estabelecidas para as campanhas.
O termo público-alvo, em suma, refere-se aos indivíduos aos quais se pretende vender algo, baseando-se, entre outros, em dados como:
• Género
• Faixa etária
• Classe social
• Interesses pessoais
• Localização
• Nível de escolaridade
• Entre outros…
Com o surgimento do marketing digital e a disponibilização de mais dados e resultados imediatos e reais, tornou-se necessário aumentar o nível de segmentação. O conhecimento que até ao momento se tinha do público-alvo adensou-se. E nasceu assim o conceito, persona.
A persona é uma personagem fictícia que representa o cliente ideal. A formulação desta persona permite que se crie uma comunicação mais eficaz, definindo o tom de comunicação, os tipos de conteúdos mais pertinentes e adequados a publicar online.
A identificação e criação deve ter por base um trabalho de pesquisa, análise e construção.
Com recolha de dados de clientes, questionários realizados de forma a permitir a criação e estruturação da persona.
Para a criação de uma persona podemos incluir fatores como:
• Sonhos e desejos
• Nome
• Dificuldades que enfrenta no dia-a-dia
• Desafios
• Frustrações
• Interesses
• Hobbies
• Quais as redes sociais que consome
• Quais são as suas crenças
• Entre outros
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