Necessidades Educativas Especiais | 40h
Proteção de Crianças e JovensPedido de mais Informações
Sobre o Curso
A educação é um direito fundamental de cada criança ou jovem, devendo ser um fator de coesão e procurar ter em conta a diversidade e o respeito pelos indivíduos e pelos grupos. Deste modo, com vista a responder de forma mais apropriada e eficaz às especificidades das crianças com necessidades educativas especiais torna-se importante a presente formação com vista a capacitar os seus participantes para uma prática mais inclusiva.
Pretende-se com este curso desenvolver competências que permitam capacitar os formandos no processo educativo/formativo de crianças e jovens, em idade pré-escolar e escolar, assim como dotar os formandos em termos técnicos e científicos quer em termos de formação pessoal e inter-relacionamento com a sociedade em geral.
Informações
Curso em regime de Ensino a Distância online (E-learning). O curso funciona em modo assíncrono, podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura dentro do prazo do curso. O Curso desenvolve-se ao longo de 4 semanas, totalizando uma carga horária de 40h.
Destinatários
Auxiliares de educação infantil, técnicos de saúde, familiares de crianças e/ou jovens com necessidades educativas especiais, educadores, docentes, docentes de educação especial, psicólogos, sociólogos e técnicos de reabilitação e saúde. Todos os interessados no tema.
Certificação
O formando terá acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com aportaria nº474/2010 através do SIGO.
A Traininghouse é entidade certificada pela Dgert. Consulte os nossos certificados no rodapé do site.
Objectivos
Objetivos
- Definir o conceito de educação;
- Nomear o conceito de necessidades educativas especiais;
- Estruturar a educação inclusiva;
- Identificar os princípios orientadores da educação inclusiva;
- Distinguir normalização, integração e inclusão;
- Descrever os procedimentos de referenciação e de avaliação de alunos com necessidades educativas especiais;
- Nomear algumas das problemáticas específicas mais frequentes;
- Usar estratégias pedagógicas junto das crianças e/ou jovens com necessidades educativas especiais;
- Determinar a importância da família e da comunidade educativa na integração de portadores de necessidades educativas especiais;
- Determinar práticas importantes para a integração de crianças e/ou jovens com necessidades educativas especiais.
- Analisar as abordagens espelhadas no decreto – lei 54/2018
- Conhecer a abordagem multinível
- Entender a constituição da equipa multidisciplinar e suas funções
- Reconhecer quais as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão adequadas e respetivo processo de identificação e de monitorização
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - Evolução Histórica e enquadramento Legal da Educação Especial
Módulo 2 - Procedimentos de referenciação e de avaliação de alunos com Necessidades Educativas Especiais
Módulo 3 - Problemáticas específicas mais frequentes
Módulo 4 - A inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais
Metodologias
Metodologias e Técnicas de Formação
Todo o curso decorre de forma assíncrona na plataforma Moodle. A ação é dinamizada através de uma tutoria ativa através do fórum de discussão e de uma interação diversificada possibilitada pela plataforma (fóruns, vídeos, atividades interativas, hiperligações, por exemplo).
Em cada módulo são disponibilizados todos os recursos que o formando deve consultar e estudar de forma a realizar com sucesso todas as atividades propostas. As atividades podem ser realizadas de acordo com a sua disponibilidade, não havendo hora marcada, contudo, dentro do tempo indicado em cronograma que é previamente disponibilizado.
O curso possui fóruns de discussão em que o formando participa nos debates propostos, podendo também criar tópicos.
Critérios e Metodologia de Avaliação
A avaliação pode ser diagnóstica, formativa ou sumativa, sendo baseada nas atividades propostas em cada módulo que podem consistir em questões no fórum de discussão, e-atividades diversificadas (conteúdo interativos, exercício práticos, atividades formativas, etc), trabalhos ou testes.
As notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.
No acesso à plataforma, é disponibilizado o plano de organização e avaliação do curso que indica inequivocamente todas as atividades a realizar, o tipo de avaliação, bem como a respetiva ponderação.
No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação de forma a aferir a qualidade da mesma segundo vários parâmetros.
Detalhes
- 4 Módulos
- E-learning
- Proteção de Crianças e Jovens
-
Assíncrono (via Moodle)
Formação Contínua - Informações adicionais
-
Duração de 4 semanas
Datas Início e Locais
Avaliações
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