Educação Emocional para Crianças e Jovens | 10h
Proteção de Crianças e JovensPedido de mais Informações
Sobre o Curso
O curso de Educação Emocional para Crianças e Jovens pretende dotar os formandos de conhecimentos acerca da importância da literacia emocional e acerca das quatro emoções base e a forma como se evidenciam a nível comportamental; de compreensão acerca da regulação emocional como um processo de extrema importância para o desenvolvimento infantil e de capacidades para desenvolver estratégias e atividades de intervenção.
Esta formação conta para a obrigatoriedade da formação contínua anual (artº131 do Código do Trabalho).
Permite também cumprir com o disposto no art.º 20.º da Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro “O trabalhador deve receber uma formação adequada no domínio da segurança e saúde no trabalho, tendo em atenção o posto de trabalho…”
Informações
Curso em regime de Ensino a Distância online (E-learning). O curso funciona em modo assíncrono podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura, no prazo de 30 dias.
O acesso ao curso é imediato, contudo a inscrição tem que, primeiramente, ser validada pelos nossos serviços. Assim, caso se inscreve fora do expediente ou ao fim-de-semana é necessário aguardar pela senha de acesso ao curso, enviada no nosso horário de funcionamento (segunda a sexta das 10h às 19h).
Assim que os acessos forem enviados pela nossa equipa, o formando pode iniciar o curso e tem 30 dias para o concluir.
Destinatários
- Técnicos e Profissionais de educação;
- Técnicos e Profissionais de saúde;
- Público em geral interessado na temática.
Certificação
A Traininghouse é certificada pela DGERT;
Certificado emitido através da plataforma SIGO (Portaria n.º 474/2010, de 8 de julho).
Metodologia
Formação em formato e-learning de modo assíncrono;
O e-formando pode aceder aos conteúdos do curso a qualquer altura dentro do prazo de inscrição.
Objectivos
Objetivos
No final da Formação, os formandos deverão ser capazes de:
- Definir emoção;
- Compreender os quatro níveis a que acontece a emoção;
- Conhecer o conceito de regulação emocional;
- Enunciar estratégias de regulação emocional com crianças;
- Nomear os objetivos e vantagens da Educação Emocional; Compreender o conceito de literacia emocional;
- Definir empatia;
- Enumerar os quatro domínios da Inteligência Emocional;
- Identificar os tipos de atividades de Educação Emocional;
- Nomear três estratégias na intervenção com crianças;
- Enunciar alguns materiais de intervenção com crianças;
- Identificar as emoções por detrás de cada caso prático.
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - Emoções
- Definir emoção
- Compreender os quatro níveis a que acontece a emoção
- Conhecer o conceito de regulação emocional;
- Enunciar estratégias de regulação emocional nas crianças
Módulo 2 - Literacia Emocional
- Nomear os objetivos e vantagens da Educação emocional
- Compreender o conceito de literacia emocional
- Enumerar os cinco domínios da Inteligência Emocional
- Definir empatia
Módulo 3 - Como promover a Educação Emocional em Crianças e Jovens?
- Identificar os tipos de atividades de Educação Emocional
- Identificar estratégias de intervenção com crianças
- Enunciar alguns dos materiais de intervenção com crianças
- Identificar as emoções por detrás de cada caso prático
Metodologias
Metodologias e Técnicas de Formação
Todo o curso decorre de forma assíncrona na plataforma Moodle. A ação é dinamizada através de uma interação diversificada possibilitada pela plataforma (fóruns, vídeos, atividades interativas, hiperligações, por exemplo).
Em cada módulo são disponibilizados todos os recursos que o formando deve consultar e estudar de forma a realizar com sucesso todas as atividades propostas. As atividades podem ser realizadas de acordo com a sua disponibilidade, não havendo hora marcada
Critérios e Metodologia de Avaliação
A avaliação pode ser diagnóstica, formativa ou sumativa, sendo baseada nas atividades propostas em cada módulo que podem consistir em questões no fórum de discussão, e-atividades diversificadas (conteúdo interativos, exercício práticos, atividades formativas, etc), trabalhos ou testes.
As notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.
No acesso à plataforma, é disponibilizado o plano de organização e avaliação do curso que indica inequivocamente todas as atividades a realizar, o tipo de avaliação, bem como a respetiva ponderação.
No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação de forma a aferir a qualidade da mesma segundo vários parâmetros.
Detalhes
- 3 Módulos
- E-learning
- Proteção de Crianças e Jovens
-
Assíncrono (via Moodle)
Com início Imediato
Formação Contínua - Informações adicionais
-
Duração de 30 dias
Promoção válida até dia 30/09/2023.