Medidas de auto-proteção – Plano de Segurança e Emergência | 40h
Segurança no TrabalhoPedido de mais Informações
Sobre o Curso
No final do curso de Medidas de auto-proteção – Plano de Segurança e Emergência, os formandos deverão ser capazes de identificar as principais obrigações e os principais requisitos de segurança que constam do Decreto-Lei n.º 220/2008, da Portaria 1532/2008 e da legislação complementar que lhe está associada. O curso permite a atualização do Certificado de Aptidão Profissional (CAP) de Técnico Superior de Segurança no Trabalho (TSST) e Técnico de Segurança no Trabalho (TST).
Informações
Curso em regime de Ensino a Distância online (E-learning). O curso funciona em modo assíncrono, podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura dentro do prazo do curso. O desenvolve-se ao longo de 3 semanas. Considera-se que os Formandos terão uma carga de trabalho total de 40Horas.
Destinatários
Funcionários que constituem na Organização de Segurança, no âmbito de Empresas que estão a implementar o seu projeto de segurança contra incêndios, obrigatório pelo Decreto-Lei n.º 224/2015, de 9 de Outubro – Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 220/2008, de 12 de Novembro, que estabelece o Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndios em Edifícios.
Considera-se também público-alvo prioritário do Curso os candidatos a uma actualização científica e técnica para evitar a suspensão por parte da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) do seu Título Profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho (TSST) ou de Técnico de Segurança no Trabalho (TST);
Público em geral, interessado em adquirir conhecimentos na área das Medidas de Auto Proteção.
Certificação
O formando terá acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com a portaria nº474/2010 através do SIGO.
A Traininghouse é entidade certificada pela Dgert. Consulte os nossos certificados no rodapé do site.
Modalidade de Formação
Formação contínua
Esclarecimento: Este curso é certificado / reconhecido pela ACT?
Com a entrada em vigor da Lei n.º 42/2012, de 28 de agosto, que revoga o Decreto-Lei n.º 110/2000, de 30 de junho, o título profissional, antigo certificado de aptidão profissional, não carece de renovação. Os comprovativos da formação contínua deverão ser solicitados no âmbito das atividades da ACT acima referidas, não sendo necessário qualquer envio de documentação sem prévia notificação dos serviços da ACT.
“Nota Importante: Os cursos de formação contínua e de atualização científica e técnica para manutenção do Título Profissional (https://www.act.gov.pt/(pt-PT)/PromocaoSST/CertificacaodeTecnicos/Paginas/default.aspx) deverão incidir em matérias dos perfis de Técnico e Técnico Superior de Segurança no Trabalho.
Estes cursos não estão sujeitos a autorização administrativa por parte da ACT Ao fundo da página.” https://www.act.gov.pt/(pt-PT)/PromocaoSST/CertificacaoEntidadesFormadoras/Paginas/default.aspx
Assim já não é necessário homologação / reconhecimento por parte da ACT. A nossa empresa é certificada pela DGERT na área de Segurança e Higiene do Trabalho, consulte-os, clicando aqui
Caso queira confirmar esta informação pode contatar diretamente a ACT através do nº 217924500
Objectivos
Objetivos
No final da presente formação, os formandos deverão ser capazes de identificar as principais obrigações e os principais requisitos de segurança que constam do Decreto-Lei n.º 220/2008, da Portaria 1532/2008 que está em vigor e tratada na sua redação atual (2021).
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - Segurança contra Incêndios
- Identificação da tipologia de Incêndios;
- Meios de combate a incêndio;
- Definição de princípios, normas e regras de atuação gerais face aos cenários possíveis;
- Organização dos meios de socorro e prever missões que competem a cada um dos intervenientes;
- Planeamento das ações oportunas, destinadas a minimizar as consequências do sinistro;
- Elaboração dos procedimentos de emergência;
- Prevenção e organização antecipada da evacuação; Implementação das Medidas de Autoproteção.
Módulo 2 - Medidas de Auto-proteção e Sinalização de Segurança
- Legislação em vigor: Portaria n.º 1532/2008, de 29 de dezembro,
- Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em Edifícios (SCIE);
- Regulamento CLP: Nova Simbologia de Classificação e Rotulagem de Substâncias/Misturas Perigosas;
- Identificação do Tipo de Edifício e sua Categoria de Risco.
Metodologias
Metodologias de Formação
Todo o Curso decorrerá em regime de ensino a distância online (E-learning), assíncrono (isto é, sem sessões com hora marcada), na Plataforma Informática Moodle, através de uma tutoria ativa e permanente, o que permite ao Formando ler, refletir e analisar a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes.
O Curso apoia-se nas interações diversificadas possibilitadas pela Plataforma Informática Moodle (Fóruns, Decisões, Testes, Vídeos, Hiperligações, entre outras). Em cada Módulo é criado um Fórum de Discussão moderado pelo Formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o Curso. Nestes espaços, o Formador lança desafios/perguntas aos Formandos, a que estes devem responder com base nos diferentes recursos disponibilizados, informação recolhida pelos próprios Formandos (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais.
Em cada módulo, o Formador disponibiliza E-atividades que estes devem realizar no prazo proposto e submeter no local indicado da Plataforma Informática Moodle. A leitura e a reflexão individual deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o Formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso as E-atividades programadas. O acompanhamento a prestar pelo Formador é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através dos Fóruns de Discussão abertos nos diversos Módulos e através do Sistema de Mensagens Pessoais disponível na Plataforma Informática Moodle.
Metodologia de Avaliação
O curso é avaliado de forma contínua e formativa. Esta avaliação é realizada ao longo do Curso, baseada na pertinência, relevância e oportunidade da participação de cada Formando nos Fóruns de Discussão e na realização da E-atividades propostas que podem assumir a forma de testes ou trabalhos.
Detalhes
- 2 Módulos
- E-learning
- Segurança no Trabalho
-
Actualização do Título TST
Assíncrono (via Moodle)
Formação Contínua
Datas e Locais
Avaliações






























Cursos relacionados
-
Segurança no Trabalho40h
Segurança em ATEX – Atmosferas Explosivas| 40h
1 Mar29 Mar+4 -
Segurança no Trabalho103h
Segurança no Trabalho – Atualização Científica 103h
13 Mar3 Abr+6 -
Segurança no Trabalho310h
Técnico de apoio à segurança no trabalho | 310h
29 Mar14 Jun+1 -
-20%Segurança no Trabalho540h
Técnico Superior de Segurança no Trabalho Nível VI | 540h
28 Mar12 Abr+4