Organização de Eventos | 50h
Comércio e Marketing, Secretariado e LínguasPedido de mais Informações
Sobre o Curso
Com este curso pretende-se que os formandos identifiquem as várias fases e formas de organização e gestão de eventos assim como saibam planear de forma criteriosa um evento. Devem ainda reconhecer o papel de gestor de eventos, identificando as suas responsabilidades e as competências necessárias para o cargo e saber o que ter em conta e como gerir as várias componentes dos eventos, nomeadamente ao nível do marketing, dos recursos financeiros, da logística, dos recursos humanos e do protocolo.
Informações
Curso em regime de Ensino a Distância online (E-learning). O curso funciona em modo assícrono, podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura dentro do prazo do curso. O Curso desenvolve-se ao longo de 4 semanas. Considera-se que os Formandos terão uma carga de trabalho total de 50 Horas.
Enquadramento
O curso de Organização de Eventos visa proporcionar conhecimentos nas várias áreas que envolvem os eventos e nas suas diversas fases. Os eventos surgem cada vez em maior número e mais diversos hoje em dia, fazendo com que se torne cada vez mais fundamental a prestação de um excelente serviço e a criação de eventos mais criativos tendo como pano de fundo a atual economia das experiências. Este curso inicia-se com uma introdução aos eventos de forma global e à especificação das suas diversas fases de organização e gestão, especializando-se, de seguida, nas áreas do Marketing e Comunicação, Gestão de Equipa, Orçamentação, Protocolo e Logística. Assim, neste curso abordamos questões mais práticas, abrangentes e globais acerca dos eventos, e procuramos ser criativos, inovar e pensar mais além naquilo que pode realmente diferenciar os nossos eventos a partir de hoje.
Destinatários
Este curso destina-se a Quadros Dirigentes, responsáveis pela Organização de Eventos, Gestores, quadros técnicos com responsabilidades ao nível dos eventos e todos os profissionais que necessitem adquirir competências ao nível da organização de eventos.
No final da formação é emitido um certificado de formação através da plataforma SIGO.
Certificação
O formando terá acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com a portaria n.º 474/2010 através do SIGO.
A Traininghouse é entidade certificada pela DGERT. Por favor, consulte os esclarecimentos em baixo e confirme os nossos certificados de homologação clicando aqui.
Objectivos
Objetivos
De forma específica, no final deste curso, os formandos deverão ser capazes de:
- Identificar e distinguir as diferentes tipologias e classificações de eventos;
- Pôr em prática com sucesso as várias fases da organização de eventos;
- Redigir um briefing do evento completo;
- Planear um evento de forma geral e de forma detalhada, ao nível das suas várias componentes técnicas;
- Utilizar os vários canais de comunicação e ter noções de marketing ao nível dos eventos;
- Definir uma boa comunicação institucional e social para um evento específico;
- Liderar, motivar e resolver crises na equipa do evento;
- Orçamentar o evento e fazer o respetivo controlo ao longo de toda a sua execução;
- Pôr em prática regras de protocolo associadas a eventos;
- Identificar e conhecer os processos associados às questões legais dos eventos;
- Controlar durante a fase de execução do evento, nomeadamente ao nível das inscrições, montagens, equipamentos e outros aspetos logísticos;
- Conceber e planear um evento de raiz.
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - Introdução aos Eventos
- Evolução
- Conceitos e objetivos
- Tipologias e classificação dos eventos
- Importância dos eventos enquanto instrumento de Marketing
- Dicas para eventos de sucesso
Módulo 2 - Fases da Organização de Eventos
- A conceção do evento
- Planeamento Geral
- Planeamento Operacional
- Execução, monitorização e acompanhamento do evento
- Encerramento
Módulo 3 - Marketing e comunicação
- Segmentação do mercado-alvo
- Marketing Mix
- Marketing Digital para eventos
- Parcerias e patrocínios
- Comunicação social / Media
Módulo 4 - Gestão da equipa
- Papel e responsabilidades do gestor do evento
- Motivação e liderança positiva
- Construção da equipa
- Técnica da Análise de Função
- Importância da comunicação interna
Módulo 5 - Orçamento
- Gestão Financeira de Eventos
- Orçamentação
- Análise de custos e receitas
- Estruturas financeiras
- Controlo do orçamento
- Strategic sourcing
- Negociação
Módulo 6 - Protocolo
- Conceitos de Protocolo
- Convites
- Acolhimento de visitantes, cumprimentos e apresentações
- Protocolo à mesa
- Lugares em viaturas
- Indumentária
- Lei das Precedências de Estado
Módulo 7 - Logística
- Logística em Eventos
- Legalidades e emergências
- Segurança
- Avaliação dos riscos
- Montagem e desmontagem dos eventos
Módulo 8 - Componente prática
- Trabalho final de planeamento de um evento
Metodologias
Metodologias e Técnicas de Formação
Todo o curso decorre de forma assíncrona na plataforma Moodle. A ação é dinamizada através de uma tutoria ativa através do fórum de discussão e de uma interação diversificada possibilitada pela plataforma (fóruns, vídeos, atividades interativas, hiperligações, por exemplo).
Em cada módulo são disponibilizados todos os recursos que o formando deve consultar e estudar de forma a realizar com sucesso todas as atividades propostas. As atividades podem ser realizadas de acordo com a sua disponibilidade, não havendo hora marcada, contudo, dentro do tempo indicado em cronograma que é previamente disponibilizado.
O curso possui fóruns de discussão em que o formando participa nos debates propostos, podendo também criar tópicos.
Critérios e Metodologia de Avaliação
A avaliação pode ser diagnóstica, formativa ou sumativa, sendo baseada nas atividades propostas em cada módulo que podem consistir em questões no fórum de discussão, e-atividades diversificadas (conteúdo interativos, exercício práticos, atividades formativas, etc), trabalhos ou testes.
As notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.
No acesso à plataforma, é disponibilizado o plano de organização e avaliação do curso que indica inequivocamente todas as atividades a realizar, o tipo de avaliação, bem como a respetiva ponderação.
No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação de forma a aferir a qualidade da mesma segundo vários parâmetros.
Detalhes
- 8 Módulos
- E-learning
-
Comércio e Marketing
Secretariado e Línguas -
Assíncrono (via Moodle)
Formação Contínua - Informações adicionais
- Duração de 4 semanas