E-formador | 40h
Formação de FormadoresPedido de mais Informações
Sobre o Curso
O Curso Formação de E-Formadores, pretende capacitar os E-Formandos para conceptualizar, planear, dinamizar e avaliar cursos em formato e-Learning, promovendo o envolvimento, motivação, aprendizagem e criatividade por parte dos E-formandos. Salientamos a utilização prática do Moodle como mais valia neste curso.
Informações
Curso em regime de Ensino a Distância online (E-learning). Considera-se que os Formandos terão uma carga de trabalho total de 40 Horas.
Destinatários
Considera-se como público-alvo prioritário do Curso Professores, Formadores, Gestores de Formação, Coordenadores de Formação, Técnicos de Formação, Psicólogos e outros profissionais interessados, que pretendam desenvolver Cursos em regime e-Learning, independentemente da sua área de formação ou prática profissional.
Cumulativamente, os Formandos devem possuir:
- Habilitações académicas ou experiência profissional considerada suficiente pela Coordenação do Curso;
- Computador com acesso à Internet em banda larga;
- Conhecimentos e prática de informática como utilizadores
- Conta de correio eletrónico ativa, bem como prática e hábito diário na sua utilização;
Certificação
O formando terá acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com a portaria nº474/2010 e através do SIGO.
A Traininghouse é entidade certificada pela Dgert. Consulte os nossos certificados no rodapé do site.
Modalidade de Formação
Formação contínua
Saída Profissional
O Curso Formação de e-Formadores tem como propósito principal capacitar os e-Formandos para desenvolver, dinamizar e avaliar cursos em formato e-Learning. É também nosso propósito que os e-Formandos sejam capazes entender e apreciar o perfil do e-Formador e as atividades inerentes a esta função.
Com este curso os formandos ficam aptos para conceber e dinamizar ações de formação e-learning.
Objectivos
Objetivos
No final deste Curso, os formandos deverão ser capazes de:
- Definir o que é o Ensino à Distância;
- Definir o conceito de e-Learning e quais as suas principais caraterísticas;
- Investigar a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação;
- Distinguir formação síncrona de formação assíncrona;
- Identificar vantagens do e-Learning;
- Identificar desvantagens associadas ao e-Learning; Especificar as competências inerentes à função desenvolvida pelo e-Formador;
- Nomear boas práticas de tutoria;
- Criar recursos para o e-Learning;
- Explorar a plataforma Moodle de forma autónoma; Enumerar as potencialidades e diversidade dos recursos da plataforma Moodle;
- Empregar, de forma consciente, recursos didáticos a utilizar na formação a distância;
- Organizar um mini Curso em regime e-Learning.
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - Introdução ao Ensino à Distância
- Termos e Conceitos do Ensino à Distância
- Vantagens e Desvantagens do e-Learning
- O e-Learning em Portugal
- Indicadores de Qualidade do e-Learning
- A evolução do e-Learning
Módulo 2 - O e-formador
- Modelos de Aprendizagem aplicados ao Ensino à Distância
- Qualidades e Competências do e-Formador
- O que é a Tutoria em Formação à Distância
- Formador Presencial VS Formador online
- Cuidados a ter na Comunicação Síncrona e Assíncrona
Módulo 3 - Atividades, Recursos e Ferramentas
- Recursos didáticos e multimédia
- Recursos no Moodle
- Atividades no Moodle
- Ferramentas de dinamização e conceção de recursos pedagógicos
Módulo 4 - Conceção do Projeto do Curso
- O papel do concetor de recursos e-Learning
- Fases da conceção de um curso e-Learning
- Definição de objetivos
- Documentos de conceção de um curso
- Dicas para a fase de Criação do Projeto do curso
- Dicas para a fase de Conceção e Desenvolvimento de Conteúdos
Módulo 5 - Trabalho de Implementação Pedagógica
- Criação de um minicurso no Moodle
Metodologias
Todo o curso decorre de forma assíncrona na plataforma Moodle.
Em cada módulo são disponibilizados recursos didáticos que podem consistir em manuais, vídeos, ligações entre outros.
As atividades podem ser realizadas de acordo com a sua disponibilidade, não havendo hora marcada, contudo, dentro do tempo indicado em cronograma que é previamente disponibilizado.
O curso possui um fórum de discussão ativo, moderado pelo formador, estando disponível para eventuais dúvidas e podendo lançar desafios aos formandos.
A avaliação é baseada em atividades propostas em cada módulo que podem consistir em questões no fórum de discussão, e-atividades diversificadas (conteúdo interativos, exercício práticos, atividades formativas, etc), trabalhos ou testes.
No acesso à plataforma, é disponibilizado o plano de organização e avaliação do curso que indica as atividades a realizar.
A nota final resulta da média das atividades propostas e é expressa numa escala de 0 a 20 valores. Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.
No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação.
Detalhes
- 5 Módulos
- E-learning
- Formação de Formadores
-
Assíncrono (via Moodle sem hora marcada)
Com data de início e fim - Informações adicionais
- Duração de 4 semanas
Datas de Início
Avaliações






























Também pode gostar…
Cursos relacionados
-
-20%Formação de Formadores, Gestão e Direito150h
Gestão e Coordenação da Formação | 150h
28 Abr19 Mai+7 -
Desenvolvimento pessoal40h
PNL – Programação Neurolinguística aplicada no quotidiano | 40h
20 Jun12 Set+1 -
Formação de Formadores, Gestão e Direito60h
Gestão e Coordenação da Formação | 60h
30 Abr2 Jul+2 -
Formação de Formadores10h
E-formador: Contexto e competências pedagógicas| 10h
Início Imediato