E-formador | 40h
Formação de FormadoresPedido de mais Informações
Sobre o Curso
O Curso Formação de E-Formadores, pretende capacitar os E-Formandos para conceptualizar, planear, dinamizar e avaliar cursos em formato e-Learning, promovendo o envolvimento, motivação, aprendizagem e criatividade por parte dos E-formandos. Salientamos a utilização prática do Moodle como mais valia neste curso.
Informações
Curso em regime de Ensino a Distância online (E-learning). O Curso desenvolve-se ao longo de um mês dividido por 5 módulos a decorrer ao longo de 5 semanas. Considera-se que os Formandos terão uma carga de trabalho total de 40 Horas.
Destinatários
Considera-se como público-alvo prioritário do Curso Professores, Formadores, Gestores de Formação, Coordenadores de Formação, Técnicos de Formação, Psicólogos e outros profissionais interessados, que pretendam desenvolver Cursos em regime e-Learning, independentemente da sua área de formação ou prática profissional.
Cumulativamente, os Formandos devem possuir:
- Habilitações académicas ou experiência profissional considerada suficiente pela Coordenação do Curso;
- Computador com acesso à Internet em banda larga;
- Conhecimentos e prática de informática como utilizadores
- Conta de correio eletrónico ativa, bem como prática e hábito diário na sua utilização;
Certificação
O formando terá acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com a portaria nº474/2010 e através do SIGO.
A Traininghouse é entidade certificada pela Dgert. Consulte os nossos certificados no rodapé do site.
Modalidade de Formação
Formação contínua
Saída Profissional
O Curso Formação de e-Formadores tem como propósito principal capacitar os e-Formandos para desenvolver, dinamizar e avaliar cursos em formato e-Learning. É também nosso propósito que os e-Formandos sejam capazes entender e apreciar o perfil do e-Formador e as atividades inerentes a esta função.
Com este curso os formandos ficam aptos para conceber e dinamizar ações de formação e-learning.
Objectivos
Objetivos
No final deste Curso, os formandos deverão ser capazes de:
- Definir o que é o Ensino à Distância;
- Definir o conceito de e-Learning e quais as suas principais caraterísticas;
- Investigar a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação;
- Distinguir formação síncrona de formação assíncrona;
- Identificar vantagens do e-Learning;
- Identificar desvantagens associadas ao e-Learning; Especificar as competências inerentes à função desenvolvida pelo e-Formador;
- Nomear boas práticas de tutoria;
- Criar recursos para o e-Learning;
- Explorar a plataforma Moodle de forma autónoma; Enumerar as potencialidades e diversidade dos recursos da plataforma Moodle;
- Empregar, de forma consciente, recursos didáticos a utilizar na formação a distância;
- Organizar um mini Curso em regime e-Learning.
Conteúdos
Módulos
Módulo 1 - Introdução ao Ensino à Distância
- Termos e Conceitos do Ensino à Distância
- Vantagens e Desvantagens do e-Learning
- O e-Learning em Portugal
- Indicadores de Qualidade do e-Learning
- A evolução do e-Learning
Módulo 2 - O e-formador
- Modelos de Aprendizagem aplicados ao Ensino à Distância
- Qualidades e Competências do e-Formador
- O que é a Tutoria em Formação à Distância
- Formador Presencial VS Formador online
- Cuidados a ter na Comunicação Síncrona e Assíncrona
Módulo 3 - Atividades, Recursos e Ferramentas
- Recursos didáticos e multimédia
- Recursos no Moodle
- Atividades no Moodle
- Ferramentas de dinamização e conceção de recursos pedagógicos
Módulo 4 - Conceção do Projeto do Curso
- O papel do concetor de recursos e-Learning
- Fases da conceção de um curso e-Learning
- Definição de objetivos
- Documentos de conceção de um curso
- Dicas para a fase de Criação do Projeto do curso
- Dicas para a fase de Conceção e Desenvolvimento de Conteúdos
Módulo 5 - Trabalho de Implementação Pedagógica
- Criação de um minicurso no Moodle
Metodologias
Metodologias e Técnicas de Formação
Todo o curso decorre de forma assíncrona na plataforma Moodle. A ação é dinamizada através de uma tutoria ativa através do fórum de discussão e de uma interação diversificada possibilitada pela plataforma (fóruns, vídeos, atividades interativas, hiperligações, por exemplo).
Em cada módulo são disponibilizados todos os recursos que o formando deve consultar e estudar de forma a realizar com sucesso todas as atividades propostas. As atividades podem ser realizadas de acordo com a sua disponibilidade, não havendo hora marcada, contudo, dentro do tempo indicado em cronograma que é previamente disponibilizado.
O curso possui fóruns de discussão em que o formando participa nos debates propostos, podendo também criar tópicos.
Critérios e Metodologia de Avaliação
A avaliação pode ser diagnóstica, formativa ou sumativa, sendo baseada nas atividades propostas em cada módulo que podem consistir em questões no fórum de discussão, e-atividades diversificadas (conteúdo interativos, exercício práticos, atividades formativas, etc), trabalhos ou testes.
As notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.
No acesso à plataforma, é disponibilizado o plano de organização e avaliação do curso que indica inequivocamente todas as atividades a realizar, o tipo de avaliação, bem como a respetiva ponderação.
No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação de forma a aferir a qualidade da mesma segundo vários parâmetros.
Detalhes
- 5 Módulos
- E-learning
- Formação de Formadores
-
Assíncrono (via Moodle)
Formação Inicial
Possibilidade de sessões síncronas (custo extra) - Informações adicionais
- Duração de 5 semanas